Potencial do Rio Canindé

Potencial do Rio Canindé

bom sucesso | francisco mendes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mídia tem divulgado nas últimas semanas a intensa estiajem em nossa região, e nos demais estados vizinhos. Em toda essa região se ver essa cena: plantações perdidas, animais mortos de fome e sede, famílias e mais famílias em situação extrema e com alguns poucos litros d?água que chegam de tempos em tempos nos carros pipa. Muitos pais de familia e ou ate mesmo familias migrando para as cidades médias e grandes centros para fugir do flagelo da seca.

Estudos científicos indicam que com o aquecimento global as mudanças climáticas afetarão ainda mais o semi-árido nordestino. Nesta situação, a temperatura média para o Nordeste deve subir até 5°C nos próximos 50 anos. Os ciclos de seca serão mais intensos e freqüentes. As áreas em processo de desertificação irão mais que triplicar de tamanho. O dado novo e perverso é que o fenômeno agravará a tendência de migração da região da população mais carente.

Sabemos que nunca iremos acabar com a seca do Nordeste, pois ela é um fenômeno natural e cíclico. O que precisamos é aprender a conviver de forma produtiva com ela, temos que respeitar os limites impostos pela natureza em busca da sustentabilidade e da convivência do homem com o bioma caatinga.

Já dizia Roberto Shinyashiki. "Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio. Quem não quer fazer nada, encontra uma desculpa.?

Para afirmar esta frase estivemos na localidade Bom Sucesso em Conceição do Canindé (a 480 km da capital Teresina), com o Sr. José Adailton de Carvalho e o Sr. Edvaldo de Sousa costa, empreendedores que investiram na plantação de tomates e melancias em uma área que corresponde a aproximadamente 3,5 hectares situada às margens férteis do Rio Canindé. A plantação fica a 14 km da sede do município, onde os empreendedores investiram na irrigação utilizando a água do rio. Os mesmo relatam que com apenas 60 dias, após o plantio já esta sendo exportado os primeiros frutos. Segundo os proprietários será extraído cerca de 30 toneladas de melancia e 60 toneladas de tomate, os quais além de abastecer nosso município será possível abastecer cidades vizinhas e também exportar para a capital Teresina. Tudo isso mostra que mesmo em meio a tanta dificuldade que nordestino enfrente com coragem, determinação e fé é possível alcançar resultados surpreendentes.

src="https://www.meionorte.com/uploads/imagens/2012/8/29/f36c362ffcb82e538ac134b4f43e09c9.jpg" width="448" height="336" />



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES