Uma grande programação marcou a chegada da Relíquia do Beato Adolfo Kolping, fundador da Obra Kolping, na cidade de Pedro II na manhã deste sábado, dia 31 de agosto. A cidade de Pedro II foi escolhida por ser a primeira cidade no estado do Piauí a ser implantada a Obra Kolping.

A relíquia está passando pelas principais cidades no Brasil, em virtude da comemoração do bicentenário do nascimento do fundador Adolfo Kolping, o padre alemão que foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em Roma, no dia 21 de outubro de 1991.

Após sua breve estadia no Piauí a Relíquia do Beato Adolfo Kolping segue para o estado vizinho, o Maranhão. Ainda irá percorrer mais dez estados brasileiros até o fim deste ano de 2013, que serão: Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Pará, Tocantins, São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Goiás e Brasília.

O evento teve como abertura apresentações cultural e seguiu com a programação. Após o café da manhã, na Praça Domingo Mourão Filho, a relíquia seguiu pelas principais ruas da cidade e finalizou a caminhada na Praça Principal da cidade. Seguiu com a celebração eucarística com os Padres Adão e Pedro.

Em seguida foi aberto as autoridades e lideranças da cidade para que pudessem dar uma palavra sobre o evento, o que a peregrinação da relíquia de Adolfo Kolping estava representando para eles e para a cidade.

Na ocasião estiveram presentes o presidente da Obra Kolping Estadual, Francisco Santana; o vice-prefeito e vice-presidente da Obra Kolping Estadual, Raimundo Ferreira; o coordenador estadual, Raimundo João; o vereador de Lagoa de São Francisco e membro da diretoria da da Obra Kolping Estadual, João Arilson; a coordenadora da Obra Kolping do Nordeste, Bernadete; o prese da Obra Kolping do Brasil, Padre Pedro; o assistente religioso do Piauí, Padre Adão; o prefeito de Porto do Piauí, Manin; o secretário de governo, Francisco Guedes; a vereadora de Esperantina, Domingas; o vereador de Lagoa de São Francisco, Henrique; o vereador de Pedro II, Marcelo Coleta; a vereadora de Matias Olímpio, Rosicleia; e o ex-prefeito de Pedro II, Alvimar; além das mais de dez comunidades de várias regiões do Piauí.

A peregrinação conseguiu reunir mais de mil pessoas na cidade e fez com que muitos se emocionassem ao fim da celebração. ?O momento mais emocionante do evento foi quando fiz a última oração para enviar a relíquia de Adolfo Kolping. Foi um momento de aproximação e interação com a população e os que estavam ali presentes? comenta o Padre Pedro.

Para a vereadora Claudina, e também uma das organizadoras da peregrinação, o evento seria um marco na história de Pedro II. ?Comemoramos o bicentenário de Adolfo Kolping, para nós já é uma conquista? diz Claudina.

A vinda da relíquia de Adolfo Kolping com certeza ficará para a história dos seus seguidores e também para a população de Pedro II que tiveram o privilégio de receber uma parte do beato além de poder participar desta comemoração que é o bicentenário.

Relíquia do Beato Adolfo Kolping é recebida por centenas de pessoas do movimento Kolping - Imagem 1

Relíquia do Beato Adolfo Kolping é recebida por centenas de pessoas do movimento Kolping - Imagem 2