SEÇÕES

SDR comemora grandes resultados em projeto de piscicultura no município

SDR comemora grandes resultados em projeto de piscicultura no município

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), está comemorando os grandes resultados alcançados pelo Programa de Fortalecimento da Infraestrutura da Piscicultura do Estado do Piauí, que, após o primeiro ano de instalação, já conseguiu realizar a despesca de mais de 50 toneladas de peixes criados em tanques-rede, em 10 projetos instalados em parceria com associações de criadores de peixes, beneficiando 160 famílias com geração de emprego e renda.

Os municípios contemplados com os projetos foram Conceição do Canindé, que conseguiu na primeira despesca quatro toneladas de peixes, beneficiando 20 famílias de criadores; Piracuruca conseguiu seis toneladas na primeira despesca, contemplando sete famílias de criadores e o município de Oeiras conseguiu despescar três toneladas de peixe, beneficiando 13 famílias.

Os municípios de Curimatá também já realizou suas primeiras despescas, beneficiando mais 60 famílias, sendo que o último município a realizar a despesca foi Madeiro, que conseguiu tirar 12 toneladas de peixes, beneficiando 19 famílias da Associação dos Criadores de Peixe do município. ?Fiquei imensamente feliz com o tamanho dos resultados e já autorizei a instalação de mais 50 tanques-rede em Madeiro?, disse o secretário do Desenvolvimento Rural, Raimundo José Mendes.

No total, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, através do Banco Mundial, aplicou recursos na ordem de R$2.800.000,00, sendo que cada projeto custou R$280 mil, aplicados na aquisição de barco, carreta com reboque para barco, motor de popa, tanques-rede, rede classificadora, poitas em concreto, bóinas de sinalização, flutuante de pesca, puçás, bombonas, caixas térmicas, balanças, coletes, máquinas para fabricação de gelo, freezer horizontal e construção de galpão de apoio à piscicultura.

?Esse é um dos projetos que nos entusiasma aqui na SDR, principalmente porque são famílias de pequenos produtores, onde a SDR fornece todo material e equipamentos necessários, adquiridos em parceria com o Banco Mundial, onde foram escolhidas as localidades e os produtores receberam também a capacitação através do curso de gestão de piscicultura. Então, você chegar naquele momento da despesca e ver a satisfação das pessoas em colher o fruto do trabalho e já comercializar em um preço bom através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ficamos grandiosamente satisfeitos com os resultados?, enfatizou Raimundo José.

De acordo com o engenheiro de pesca da SDR, André Fontenele Lima, a cada mês são realizadas visitas aos projetos para verificar o andamento dos mesmos. ?Temos todo um cuidado para que tudo ocorra conforme o planejado. Na primeira etapa, até a ração dos peixes são doados pela SDR, além dos alevinos que doamos através da Estação de Piscicultura Deputada Francisca Trindade, onde a SDR produz 5 milhões de alevinos por ano?, explicou o engenheiro.

?O principal para esses novos empreendedores é o curso de piscicultura que nós ministramos para eles em três módulos, onde é entregue um certificado para cada participante, sendo que com esse certificado fica mais fácil para o criador conseguir até empréstimo bancário, caso queira ampliar os negócios?, disse André Fontenele.

Os principais objetivos do Programa é dotar o campo de infraestrutura de produção, promovendo maior utilização da mecanização nas atividades da piscicultura, dando melhores condições de rentabilidade, sustentabilidade e competitividade às explorações da piscicultura, minimizando o êxodo rural.

?Em Madeiro eram 100 tanques e agora autorizei a ampliação do projeto na cidade. Estamos literalmente dando a vara e eles estão pescando, só tem resultados positivos e nós só temos o que comemorar?, finalizou o secretário da SDR, Raimundo José Mendes Silva.

Fonte: CCOM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos