Realizado Fórum Municipal de Educação de Coronel Jose Dias

Realizado Fórum Municipal de Educação de Coronel Jose Dias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Realizado nesta quarta-feira, 20 de maio, o Fórum Municipal de Educação de Coronel Jose Dias, que debateu propostas para o Plano Municipal de Educação (PME 2015-2025). Vários segmentos sociais que estão direta ou indiretamente relacionados com a educação participaram do Fórum, realizado no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

As discussões do Fórum servirão de base para o Plano Municipal de Educação, que deverá ser aprovado até o dia 24 de junho, conforme determina a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2014 a 2024. Após a elaboração, o Plano Municipal de Educação seguirá para a Câmara Municipal, onde será debatido e votado pelos vereadores.

O Fórum de Educação de Coronel Jose Dias contou com a intermediação da Coordenadora Silvia. A Professora Emanuela proferiu palestra sobre O Plano Nacional de Educação, seu principio legal e suas metas. O Fórum foi dividido em 10 eixos: 1 – Acompanhamento, Controle e Avaliação; 2 – Educação Infantil; 3 – Ensino Fundamental; 4 – Ensino Médio Regular; 5 – Educação no Campo e do Campo; 6 – Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva; 7 – Educação Superior e Técnico Profissionalizante; 8 – Financiamento da Educação; 9 – Valorização dos Profissionais da Educação; e 10 – Gestão Democrática, Controle Social e Participação. Cada eixo teve suas propostas debatidas e depois foram apresentados suas conclusões na plenária do Fórum, que aprofundou o debate, aprovando ou recusando propostas.

Durante a abertura do evento, a Secretária Municipal de Educação, Professora Teresinha Castro, destacou que o Fórum discutiria a educação “num contexto local, mas com visão global, com visão de Brasil”. Teresinha justificou a ausência do prefeito Maninho no evento, por estar em busca de recursos para o município, inclusive para a educação. A Secretária conclamou a todos para se considerarem “navegantes do mesmo barco” com o objetivo de vencer os desafios e construir uma educação melhor.

Também participaram da mesa de abertura do evento: Vice-prefeito Ulisses, Coordenadora Geral de Ensino; Professora Rosineire; vereador Alonso; Professora Marineide e secretario Ribamar.

Além de organizar a Conferência de Educação, o Fórum Municipal de Educação de Coronel Jose Dias deve representar os mais diferentes segmentos da sociedade, ser o canal de comunicação entre a população e o poder público, coordenar a elaboração participativa do Plano Municipal de Educação e, após sua aprovação, ser o responsável pelo monitoramento de suas metas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES