Comissão da FUNDAC visita o Museu de Corrente

Comissão da FUNDAC visita o Museu de Corrente

Comissão da FUNDAC visitando museu de Corrente | Martha Santhuza
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma comissão da Fundação Estadual da Cultura (FUNDAC) esteve no município de Corrente na manhã desta quarta-feira (27) com o objetivo de conhecer e catalogar o acervo do Museu de Corrente. Acompanhadas pelo vereador, histororiador e idealizador do museu, Edilson de Araújo Nogueira, pela secretária municipal de Educação, Maria do Socorro Cavalcanti, pela superintendente de Cultura, Juliana Santiago, a comissão visitou as instalações do museu, instalado na Universidade Estadual do Piauí, Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti.

De acordo com a museóloga Marília Colnago, o trabalho inicial consiste na elaboração de um inventário com todas as peças do museu, que será feita pelas pessoas que trabalham no museu, e posterior catalogação deste inventário. “Precisamos saber quantas peças existem, qual a sua importância e de posse destas informações nós poderemos, no futuro, ampliar o museu. Para isso nós estaremos treinando as pessoas que ficam no museu sobre como é feita a documentação museológica do acervo", informou.

Sobre as peças existentes no museu, a museóloga afirmou que são muito interessantes, além de representativas para a história da cidade. "As peças são muito boas e nós percebemos que o que está faltando no museu é um espaço adequado para a exposição dessas peças. Toda cidade precisa ter o seu museu para sua população conhecer e dar valor à sua história, principalmente os jovens e crianças", destacouTambém destacou a importância do apoio da prefeitura para o fortalecimento do museu. “Nós vemos em muitas cidades que a cultura e a historia são deixadas de lado em detrimento de festas e outros eventos. Trabalhar com a cultura, construindo museus e fortalecendo-os faz parte de uma visão futurística", colocou.

A comissão da FUNDAC que esteve nesta quarta-feira (27) no município é formada por Marília Conago, Museóloga do Museu do Piauí; Sonia Maria Ferreira da Silva e Vera Lúcia Ferreira de Souza, responsáveis pela conservação e catalogação das peças do Museu do

Piauí.

ASCOM/Fotos: Martha Santhuza



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES