Marcha das Margaridas reunirá população em prol da Segurança Pública em Corrente

Marcha das Margaridas reunirá população em prol da Segurança Pública em Corrente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o objetivo de chamar a atenção para os problemas sociais da região extremo sul do Piauí, a Marcha das Margaridas também será realizada no município de Corrente, no próximo dia 13 de março, mês alusivo à Mulher. A iniciativa é do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que realizaram uma reunião nesta terça-feira (10), na sede de Corrente, com a participação de representantes dos 14 municípios que compõe o Polo Sindical de Curimatá.

A Secretária Estadual de Mulheres Trabalhadoras da Fetag, Francisca Gilberta de Carvalho, conhecida como Caçula entre os militantes, falou sobre a mobilização. “No ano de 2011 a marcha reuniu mais de 700 pessoas em Corrente, com o tema Meio Ambiente, e neste ano pretendemos reunir no mínimo 1000 pessoas. Apesar do foco principal da Marcha das Margaridas ser o combate à violência contra as mulheres do campo e da floresta, entendemos que devemos combater todas as formas de violência e discriminação, no campo e na cidade. Por isso o tema principal da manifestação será a segurança pública, que tem tirado o sono e a paz de todos dessa região tão bonita. Temos casos em cidades pequenas de estupros em que o delegado apareceu apenas 10 dias depois pra fazer o boletim de ocorrência, assaltos até dentro das casas das pessoas, assassinatos e nós precisamos chamar a atenção das autoridades para que providências sejam tomadas de forma urgente, para que a segurança pública seja estruturada”, enfatizou.

Para que a mobilização não tenha apenas um caráter de protesto, mas que promova uma discussão com as autoridades e que compromissos sejam assumidos pelo poder público, a Comissão Organizadora do evento pretende realizar uma Audiência Pública no mesmo dia, ao final da Marcha, com os representantes dos municípios de toda a região e com a presença do Ministério Público, OAB, entidades de classe, Conselhos, instituições e todos que estejam dispostos a lutar pela melhoria da segurança pública no sul do Piauí.

A comissão foi formada por todas as secretárias de mulheres dos sindicatos dos 14 municípios, com a participação do Fórum de Mulheres do Mercosul, que nos próximos dias terão a missão de entrar em contato com prefeitos, vereadores e entidades para solicitar apoio à mobilização.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (FETAG) também irá buscar o apoio da APPM para a ação, assim como solicitar a presença da Secretaria de Segurança, Comando Geral da Polícia Militar, Delegacia Geral e representantes do Governo do Estado.

A 5ª edição da Marcha das Margaridas já tem data marcada para ser realizada em Brasília. Prevista para os dias 10 e 11 de agosto, a estimativa é de que mais de 100 mil mulheres compareçam ao evento que faz parte da programação da Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe no Ano Internacional da Agricultura Familiar.

Com informações do Portal Corrente

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES