Ministro da saúde visita Demerval Lobão no dia D de vacinação

Ministro da saúde visita Demerval Lobão no dia D de vacinação

Abertura Nacional do dia "D" de vacinação em Demerval Lobão com a presença do ministro da saúde | Foto; professora Kátia Cruz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No sábado (18) o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite, o município  em mais uma ação contínua mobilizou famílias a levarem as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos para receber as doses da vacina. A campanha segue até 31 de agosto.

No Piauí, apenas 15% das crianças foram vacinadas (fonte: SESAPI). Apenas três municípios confirmaram a imunização de mais de 60% do público-alvo. Demerval Lobão foi a cidade que atingiu a maior cobertura vacinal até o momento, sendo destaque no Piauí e, também com maior cobertura a nível de Brasil.

Pelo seu excelente desempenho, ontem (18), o secretario de Saúde do Estado, Florentino Neto; Gilberto Occhi, ministro da Saúde e comitiva, realizaram a Abertura oficial do Dia Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite na cidade, onde foram recepcionados pelo Prefeito Júnior Carvalho e sua mãe dona Zeza; secretária de saúde, Andréia Cavalcante e equipe; vereadores, secretários, coordenadores e a comunidade local.

O ministro visitou inicialmente a UBS Marciel Leonardo, do bairro cidade nova. Na sala de imunização várias crianças, receberam a dose via oral aplicadas pelo ministro, prefeito e sua mãe dona Zeza.

Em sua fala, o ministro elogiou o prefeito pela estrutura das UBS's e pelo seu trabalho, e também os profissionais de saúde pelo empenho. Destacou Demerval Lobão como referência estadual e nacional nos índices de cobertura vacinal atingindo 100% das metas em tempo hábil.

Devido a esse excelente desempenho o município foi escolhido para receber o ministro e realizar a Abertura Nacional do dia "D" da campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite.

O prefeito Júnior Carvalho agradeceu ao ministro pela presença histórica na cidade, pois, nenhum ministro havia visitado a cidade antes, e estava sendo um grande prestígio recebê-lo e ainda pelo fato da cidade referência dentre os 224 municípios do Piauí e, também a nível de Brasil, pela eficiência das ações de saúde.

O ministro também conheceu a UBS 'Maria Francisca da Trindade de Sousa', do bairro parque vaquejador, e conferiu a mesma excelência na estrutura e prestação de serviços, assim também como nas demais existentes no município.

"É por esses excelentes trabalhos que estamos conferindo aqui em Demerval Lobão, um exemplo de unidade básica de saúde para o Brasil, uma prova que a saúde funciona e é isso que nos dá energia cada vez maior para trabalhar pela população. Muito obrigado a todos!", concluiu o ministro da saúde, Gilberto Occhi.

Este ano, as crianças mesmo que já estejam com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES