7ª Conferência Municipal de Saúde de Dom Expedito Lopes

7ª Conferência Municipal de Saúde de Dom Expedito Lopes

7ª Conferência de Saúde | Josely Ecologista
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (17) foi realizada, no Ginásio Municipal, Francisco Belo de Sousa, às 08:00 horas, a VII Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Um Direito de Todos com Acesso e Assistência Humanizada” . O evento foi coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contou com a participação dos profissionais do setor e representantes de vários segmentos da sociedade.

O evento iniciou com o credenciamento de todos os participantes, em seguida o mestre de cerimonia Antônio Sergio, saudou a todos e deu iniciou a abertura dos trabalhos., Após a cerimônia de abertura, a mesa de honra foi composta por autoridades com a presença do prefeito Alecxo de Moura Belo e Secretário de Saúde, De Assis, pela responsável Presidente do Concelho de Saúde a enfermeira, Isabel Maria Luz Fontes, que passou a palavra para o prefeito Alecxo Belo e o Secretário de Saúde, De Assis, dando inicio oficial a 7º Conferência de Saúde de Dom Expedito Lopes. Nos pronunciamentos das autoridades foi enfatizada a importância da realização da conferência municipal e da participação de todos os cidadãos para a efetiva consolidação das políticas de saúde.

Os trabalhos foram iniciados com a apresentações dos hinos (nacional, estadual e municipal), e uma belíssima apresentação  do Grupo de balé do Núcleo do Sitiozinho do Serviço e Fortalecimento de Vinculo, em seguida a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência e em seguida o publico presente assistiu uma belíssima apresentação de balé por parte das crianças do Centro de Referencia e 3 palestras ministradas por:

Valdelúcia Maria Moura de Araújo

(Enfermeira Especialista em Saúde da Família, Urgência, Emergência, Plantonista do Hospital Regional, e estratégia da saúde da família em Dom Expedito Lopes).

Tema: Assistência em Saúde do Município de Dom Expedito Lopes

 

Amanda Costa Pinheiro

(Assessora Técnica do Cosemos-PI)

Tema: Saúde Pública e Qualidade Para Cuidar Bem das Pessoas. Direito do Povo Brasileiro.

Maria da Conceição Portela Leal

(Enfermeira Mestre, Plantonista do Hospital Regional Justino Luz, ESF do Paquetá – PI, Professora da UESPI, Campus Picos e Coordenadora de Imunização de Picos-PI)

Tema: Controle Social e o SUS (Sistema Único de Saúde)

.

Contamos com a presença de Todos, para participar desse momento de grande importância para a nossa saúde pública.

Na sequência, os participantes foram separados em grupos para discutir e elaborar as propostas de ações que foram apresentadas posteriormente por um representante de cada grupo. As propostas elaboradas na Conferência serão apresentadas pelos delegados, que foram eleitos no ato da conferencia, que representarão o município na próxima etapa.

As conferências de saúde são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de saúde e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUS, ocorrendo no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O Relator oficial da conferência o Prof. Edson Carlos, ainda apresentou todo o relatório de tudo que aconteceu e ficou registrado na 7ª Conferência de Saúde de Dom Expedito Lopes, exaltando que a escolha do grente do SUS do município foi nobre mostrando que é possivel se ter assecibilidade a saúde publica do município.

A nomeação de Francisco de Assis Marcolino Dantas para gerenciar o SUS no município de Dom Expedito Lopes-Piauí marca um pensar diferente sobre o que é saúde e a dinâmica de trabalhar a mesma. É visto que os funcionários, os usuários e principalmente os Agentes Comunitários de Saúde tem cada vez mais acesso aos serviços ofertados pelo sistema. Com esse novo modelo de trabalho, implantaremos com certeza as ações necessárias advindas das propostas da própria comunidade.

Edson Carlos, Prof e Agente de saúde .

CONFIRA IMAGENS DO EVENTO.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES