DEL - Sucesso no Projeto de Revitalização do Alho no Piauí

DEL - Sucesso no Projeto de Revitalização do Alho no Piauí

ALHO EM DEL | APPA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O resgate da cultura do alho entre agricultores familiares da macrorregião de Picos e de outras localidades do Piauí está sendo possível graças a um projeto executado pela Embrapa Hortaliças.

Dom Expedito Lopes esta fazendo parte do Projeto de Revitalização do Alho no Piauí, instalando experimento do cultivo da semente de alho livre de vírus, desenvolvida pelo EMBRAPA Hortaliças, essa é mais uma ação da Prefeitura de Dom Expedito Lopes e a secretaria municipal de agricultura com parceria com a Associação Piauiense de produtores de Alho (APPA), os primeiros canteiros a fazerem parte desse projeto com 4 hortas de 10 metros de comprimento por 1,20m de largura distribuídos nas localidades, Serra do Baliza, Baixa Grande e Sitiozinho.

Até a década de 1990, o Piauí esteve entre os maiores produtores de alho da região Nordeste, mas a cultura entrou em decadência nas décadas seguintes devido, entre outras causas, à degenerescência dos materiais pelo acúmulo de viroses ao longo de várias safras, o que resultava na queda da produção, da qualidade e do preço do alho produzido.

Projeto dobra a produtividade

Os esforços de pesquisa – por meio da avaliação de variedades e da introdução do alho-semente livre de vírus – e de transferência de tecnologia, com capacitação de técnicos e agricultores, permitiram a revitalização e o fortalecimento da cultura na região de Picos.

A implantação do plano para revitalização do alho no estado foi uma ação conjunta entre da Embrapa com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Associação Piauiense dos Produtores de Alho (APPA).

Dom Expedito Lopes recebeu a visita dos responsáveis  pelo desenvolvimento desse Projeto de Revitalização do Alho no Piauí, entre eles os doutores:

Dr. Francisco Vilela, Dr. Enoque, Zé Airton Presidente da Associação Piauiense de Produtores de Alho e Técnicos da Associação.

Zé Airton Presidente da Associação Piauiense de Produtores de Alho comenta sobre o programa.

Dr. Enoque fala sobre a irrigação dos canteiros do alho.

Dr. Francisco Vilela fala sobre a importância do Projeto Revitalização do Alho no Piauí

Técnico Francisco Alves fala sobre o desenvolvimento do alho nos canteiros de DEL.

Secretario Mun. de Agricultura, Everaldo Gonçalves, fala da satisfação de ver uma nova realidade sendo desenvolvida no município.

Confira o depoimento de produtores do experimento do alho em Dom Expedito Lopes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES