Dom Expedito Lopes realiza VIII Conferência Municipal de Saúde

Dom Expedito Lopes realiza VIII Conferência Municipal de Saúde

Conferencia da Saude | Josely Ecologista
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Dom Expedito Lopes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a VIII Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), no Ginásio Municipal Francisco Belo de Sousa.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou no dia 21, a VIII Conferência Municipal de Saúde que teve por objetivo avaliar a situação da saúde, propor condições de acesso, acolhimento, definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde e desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao SUS.

O evento contou com a presença do Prefeito Municipal - Valmir Barbosa de Araújo, Primeira Dama Municipal – Maria Valdiva Barbosa de Moura, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Secretário Municipal de Súde – Wenersamio Araújo, Secretário Municipal de Educação e Cultura – Edson Carlos de Sousa Leal, Secretário de Assistência Social – Matsuzuk Cipriano de Moura, Secretário Municipal de Administração – Francival de Araújo Gonsalves, Secretário Executivo – Marcidio Moura Araújo, Secretário Municipal de Agricultura – Everaldo Gonsalves de Moura, Enfermeira – Paula Rosane Moura do Vale, Enfermeira – Karina Moura de Araújo, Enfermeira – Suyany Moura Leal.

O tema da VIII Conferencia Municipal de Saúde foi exposta em (02) dois eixos pelo palestrante – Mailson Fontes de Carvalho, e Coordenado pela Enferemeira Paula Rosane Moura do Vale que enfatizou o Tema: SAÚDE PUBLICA E DE QUALIDADE: AVANÇOS E DESAFIOS EM TEMPOS DE CRISE.

Na oportunidade foram trazidas opiniões com o intuito de fortalecer e colaborar com a saúde da população do nosso município, além de contribuir para a efetivação do Sistema Único de Saúde - SUS.

O secretário municipal de Saúde de Dom Expedito Lopes, Wenersamio Araújo de Moua Luz(Samimnho) falou na abertura do evento da importância da implementação de uma saúde pública, gratuita e de qualidade. “A conferência é um momento da população e profissionais da saúde se manifestarem e apresentarem suas ideias para fomentar a ampliação dos serviços públicos de saúde em DEL, apontar o que pode estar deficitário, apontar pontos positivos e mudanças que poderiam melhorar ainda mais o sistema de saúde”, O Secretário ainda destacou o empenho de toda a equipe organizadora e agradeceu ainda a presença de todos que aceitaram o convite para participar do evento.

O Prefeito Valmir Barbosa, falou sobre a situação crítica e a falta de atenção dos governos do estado e federal no financiamento da saúde, o Ministério da Saúde está reduzindo os repasses para os municípios, e isso é preocupante, se apresenta para a população, um governo federal que reduziu orçamentos para as áreas que mais precisam e a saúde foi uma das afetadas.

Esteve presente o Palestrante Mailson Fontes de Carvalho que falou aos presentes sobre o que mudou ao longo dos anos no que se sabe sobre saúde pública, e registrou a importância de Conferências como um espaço de debate para que a população avalie os serviços e opine sobre o que gostaria como uma saúde ideal.

Neste ano, a Conferência Municipal de Saúde, teve como tema: “Saúde pública e de Qualidade: Avanços e Desafios em Tempo de Crise”.

A Conferência se estendeu pela tarde onde foram discutidos em grupos os eixos temáticos que servirão de base para o desenvolvimento do Plano Municipal de Saúde a ser desenvolvido pelo Conselho e Governo Municipal.

Durante a conferencia foi aplicado questionário para pesquisa de satisfação do usuário, com o objetivo de levantar os problemas existentes e através de sugestões melhorar os atendimentos no município.

Estiveram presentes 85 participantes, entre delegados, profissionais de saúde, autoridades, estudantes, sindicatos, associações, religiosos e munícipes, que debateram os temas prpostos pela secretária municipal de saúde.

CONFIRA IMAGENS DO EVENTO:

COM APOIO CULTURAL DE:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES