No aniversario da cidade prefeitura implanta programa “Piauí Mais Verde” em Dom Expedito Lopes.

No aniversario da cidade prefeitura implanta programa “Piauí Mais Verde” em Dom Expedito Lopes.

| Folha Atual
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por ocasião do aniversário desta cidade o Governo do Estado está trazendo o programa “Piauí Mais Verde”, que visa arborizar as cidades do estado, onde proporciona mais sombra, menos calor, mais oxigênio, além de embelezar as cidades, deixando-as mais alegres”, destacou Romildo Mafra, Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

A Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes através da Coordenadoria do Meio Ambiente do Município, recebeu a comitiva da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que veio implantar o Projeto “Piauí Mais Verde”.

Romildo Mafra, Superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, cumpriu uma vasta agenda em nossa cidade. Foram plantados mudas de Ipês de todas as cores e mudas de oitis, na Avenida José Honório de Sousa e repassados mudas frutíferas para a Secretaria Municipal de Agricultura distribuir no município.Romildo MafraDe acordo com o Coordenador de Meio Ambiente do município, Josely Ecologista, nessa primeira ação ambiental foram entregues à população mudas de plantas frutíferas: goiaba, ata e oiti. 

Também conseguimos mudas de Ipês para arborizar a Avenida de entrada da cidade, pois será um cartão de visitas do município.“Logo após a semana santa estarei indo á SEMAR para darmos inicio a 2ª etapa do projeto com a plantação de centenas de arvores nativas em toda cidade”, afirmou Josely Ecologista.Josely Ecologista Abertura do Programa Piauí Mais Verde em DELAlém do Coordenador de Meio Ambiente, Prefeito Valmir Barbosa, Primeira-Dama e Secretários e Vereadores participaram da solenidade de Implantação do Projeto Piauí Mais Verde que aconteceu em frente ao Estande da Prefeitura. Também esteve presente o Superintendente da Secretaria de Recursos Hídricos, Romildo Macedo Mafra, Dr. Ana Letícia, Dr. Adriana Jovita e o Assessor de Gabinete o Dr. Mesquita.

Prefeito Valmir Barbosa realizou a planta de mudas de Ipê ao lado do Superitendente da SEMAR Dr. Romildo Mafra na praça central do município.

Na ocasião foi realizado a distribuição de mudas frutiferas.

UM POUCO SOBRE OS IPÊS

O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil.

Durante muitos anos o Ipê foi considerada a árvore nacional. Foi substituída pelo Pau-Brasil, tendo o título modificado para flor nacional. Não importa se árvore nacional ou não, é uma árvore importante da flora brasileira e nos oferece grandes benefícios.

O Ipê costuma perder todas as suas folhas durante o inverno e ficar repleto de flores no início da primavera. Esta característica faz com que esta árvore oferece melhor luminosidade no espaço plantado durante o inverno e uma excelente sombra no restante do ano.

A madeira do ipê é considerada madeira de lei devido as suas características: resistente, flexível e dura. É muito utilizada nas construções civis e navais.

O Ipê costuma ter entre 6 a 12 metros, sendo que o ipê amarelo pode chegar até 25 metros dependendo do local plantado.

Na primavera costuma oferecer um espetáculo de cores se destacando em meio a tantas outras espécies nos espaços públicos. A coloração da flores pode ser nas seguintes cores: branca, amarela, vermelha, rosa e roxa.

O ipê deve ser plantado sobre sol pleno em solo fértil, bem drenável e enriquecido em matéria orgânica. Exige rega regular no primeiro ano, mas é resistente aos períodos de estiagem.

CONFIRA OS VÍDEOS POR JOSELY ECOLOGISTA

CONFIRA IMAGENS DO PORTAL FOLHA ATUAL

CONFIRA NAS PRÓXIMAS POSTAGENS: VÍDEOS DO MOMENTO CULTURAL  DO NIVER DA CIDADE COM A CIA DE TEATRO SCENIUM/PBC E HUMORISTA JUSCELINO MOURA TAMBÉM IMAGENS DA FESTA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES