Esperantina será a 12ª cidade com trânsito municipalizado no Piauí

Esperantina será a 12ª cidade com trânsito municipalizado no Piauí

agentes | ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dos 224 municípios do estado do Piauí, apenas 11 deles tem o trânsito municipalizado ou seja apenas 5%.

No Nordeste com quase 1800 municípios, apenas 14% conseguiram completar todas as etapas e municipalizar o trânsito.

Já em todo o país com mais de 5.000 municípios chega a um total de pouco mais de 29% que tem o trânsito municipalizado.

O município de Esperantina, na gestão da prefeita Vilma Amorim vem executando todas as etapas com blitz educativas, sinalizando as ruas em parceria com o governo do estado através do departamento estadual de trânsito – DETRAN, para que até o mês de abril seja definitivo a municipalização e a prefeitura passar a exercer a cobrança do uso do capacete, veículos emplacados e a obediência nas vias públicas, nos sentidos de acordo com a sinalização.

Durante dois dias servidores da prefeitura passarão por uma capacitação para criação da Junta administrativa de recursos infracionais – JARI, que vai auxiliar referendando ou não as autuações de infração de trânsito, se for provocada.

Na manhã de hoje especialistas em trânsito sob o comando do Cel. Ozires iniciaram a capacitação no auditório do CRAS e a prefeita Vilma Amorim esteve presenta na abertura e falou da importância de mais um passo rumo a municipalização do trânsito em Esperantina.

"Nós temos este grande desafio em Esperantina e a nossa meta não é criar este órgão não com a finalidade de multar para salvar vidas e aqui os nossos índices são altíssimos e quando a gente pega  os dados no hospital e na delegacia os números são assustadores e vamos fazer a nossa parte”. Disse a gestora.

O coronel Ozires falou que a criação da junta administrativa de recursos infracionais faz parte do organograma da municipalização do transito, para julgar atos de pessoas que se sintam prejudicas e ela é prevista e respaldada no código nacional de transito.

“A junta é composta por 03 membros efetivos e 03 suplentes nomeadas pelo poder executivo”. Falou o instrutor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES