Secretário de educação participa de atividade alusiva a independência

O Secretário de Educação, Valdemir Miranda marcou presença no Seminário e ministrou palestra abordando temas ligados à figura de Leonardo Castelo Branco

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu nesta terça-feira, 14 de março, em Teresina, no 2° BEC (Batalhão de Engenharia de Construção) mais um dia de apresentações referentes ao Seminário Nacional comemorativo alusivo ao bicentenário da independência do Brasil na província do Piauhy, "200 anos da Batalha do Jenipapo".

O Secretário Municipal de Educação, Valdemir Miranda marcou presença no importante Seminário e ministrou palestra abordando temas principalmente ligados à figura de Leonardo de Nossa Senhora das Dores Castelo Branco. O Seminário iniciou-se no dia 13 e se estenderá até o dia 16 do referido mês, com uma vasta programação.

Quem foi Leonardo de Nossa Senhora das Dores Castelo Branco?

Leonardo da Senhora das Dores Castelo Branco, nascido Leonardo de Carvalho Castelo Branco (Fazenda Taboca, hoje Esperantina, 1789 - 1873), foi um poeta, prosador, cientista, mecânico e revolucionário brasileiro.

Tentou construir um moto-contínuo e participou da Batalha do Jenipapo, na resistência brasileira à marcha portuguesa em direção a Oeiras.

Em janeiro de 1823, comandou um contingente de 600 homens que venceram e aprisionaram a resistência portuguesa que guarnecia a cidade de Piracuruca, nas batalhas pela independência da província em meio a Guerra da Independência do Brasil.

O que foi a Batalha do Jenipapo?

A Batalha do Jenipapo, um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, foi um embate ocorrido no dia 13 de março de 1823 às margens do Rio de mesmo nome na Vila de Campo Maior, Piauí.

Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major português João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa inimiga desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes batalhas travadas na guerra da independência brasileira, e consolidou o território nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES