Balada da Vacina é sucesso de público com centenas de atendimentos

O objetivo principal da ação foi ampliar a vacinação de crianças e adolescentes de 09 a 14 anos que ainda não tinham tomado a vacina contra o vírus HPV e na oportunidade também poderia ser imunizado contra meningite.

Secom | Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado, 04, foi realizada a primeira edição da Balada da Vacina que acontece no estacionamento do Floriano Shopping. Segundo o secretário de Saúde de Floriano, James Rodrigues, a ação foi considerada um sucesso com a participação ativa de pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 09 a 14 anos, público alvo da campanha. Foram quase 100 doses de vacinas aplicadas, algumas crianças e adolescentes receberam duas imunizações. 

O objetivo principal da ação foi ampliar a vacinação de crianças e adolescentes de 09 a 14 anos que ainda não tinham tomado a vacina contra o vírus HPV e na oportunidade também poderia ser imunizado contra meningite. 

Embora o HPV (Papilomavírus humano) seja uma doença sexualmente transmissível, a prevenção pode começar bem antes da vida sexual, como explica Pollyane Pires, diretora de Imunização.  “O ideal é que elas fossem tomadas antes da iniciação sexual, quando ainda não houve contato com o vírus. A eficácia da vacina é alta: 95% de sucesso no combate às principais cepas causadoras de câncer”, explica.

O HPV se destaca como uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. Oito entre dez mulheres sexualmente ativas contraem pelo menos um tipo do papilomavírus ao longo da vida. O Ministério da Saúde registra 137 mil novos casos no país a cada ano. Hoje, o desenvolvimento da doença é responsável por 90% dos casos de câncer de colo de útero.

Já a vacina meningocócica é responsável pela imunização contra a Meningite e possui uma alta taxa de procura nos laboratórios. Isto se justifica devido a gravidade da doença, que pode provoca lesões mentais, motoras e auditivas.

 A Meningite é causada pela bactéria Neisseria Meningitidis, também conhecida como Meningococo, que provoca uma infecção nas Meninges, as membranas que envolvem a medula espinhal e cerebral. A bactéria possui 12 sorogrupos diferentes. Atualmente, 5 destes sorogrupos (A, B, C, Y e W) são responsáveis por quase todos os casos de Meningite no Brasil.

O Meningococo é transmitido por meio de secreções respiratórias (tosse, espirro) e da saliva, durante contato próximo ou demorado com o portador, especialmente entre pessoas que vivem na mesma casa.

A ação contou ainda com mobilização das equipes de saúde da família das unidades de saúde Jasmina Bucar e Camilo Filho. Foram ofertados ainda, para maiores de 18 anos, testagem gratuita para infecções sexualmente transmissíveis (HIV, Sífilis e Hepatites B e C), onde foram realizados 124 exames através do Centro de Testagem e Aconselhamento. O Núcleo Multiprofissional de Saúde participou com psicólogas e nutricionistas que realizaram atividades lúdicas voltadas para o público alvo da ação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES