Capacitação marca a Semana de Prevenção e Combate à Poluição Sonora

A Semana de Prevenção e Combate à Poluição Sonora 2022 segue até 25 de fevereiro, com ações em escolas municipais e blitz educativa em parceria com a PM

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta terça-feira, 22, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, abriu a Semana de Prevenção e Combate à Poluição Sonora, edição 2022, com uma capacitação sobre o tema, voltada aos empreendedores de publicidade volante. Participaram o vice-prefeito, Antônio Reis e a secretária de Meio Ambiente, Haila Oka, além do público alvo.

A ideia da capacitação, ministrada pela diretora de educação ambiental, Graciany Nunes e pela diretora de fiscalização, Eloisa Assunção, com a participação do tenente da Polícia Militar, Hélio Avelino, foi levar informações importantes aos onze trabalhadores de publicidade volante que atuam na cidade, esclarecendo-os sobre os malefícios da poluição sonora para a saúde das pessoas e para meio ambiente, cujo tema é tratado pela Lei 708/2015, que regulamenta os níveis e intensidade de sons e ruídos permitidos no município de Floriano, e licenciamentos.

A lei, em seu artigo 10, considera prejudiciais à saúde, à segurança e ao sossego público, ruídos e sons que atinjam, no ambiente exterior ao recinto onde tem origem, a marca acima de 10 decibéis, sobre o ruído de fundo existente no local, sem tráfego; ou que atinjam, no ambiente exterior ao recinto onde tem origem, independente de ruído de fundo, mais de 70 decibéis durante o dia e 60 decibéis durante a noite. E ainda, quaisquer sons e ruídos que, no interior do recinto, sejam superiores aos considerados aceitáveis pela NB-95, da Associação Brasileira de Normas e Técnicas – ABNT.

Durante a capacitação, foi oportunizado aos participantes falarem sobre as dificuldades e desafios enfrentados por eles no trabalho diário. Ainda foi feita, na prática, a aferição do nível de som de um carro de propaganda volante, com o decibelímetro, equipamento próprio para este fim, demonstrando o nível adequado que deve ter a emissão do som nas propagandas volantes. Ao final, todos os participantes receberam certificados.

A Semana de Prevenção e Combate à Poluição Sonora 2022 segue até 25 de fevereiro, com ações em escolas municipais e blitz educativa em parceria com a Polícia Militar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES