Prefeito Joel participa da inauguração do novo Fórum de Floriano

Prefeito Joel participa da inauguração do novo Fórum de Floriano.

Secom | Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira, 26, foi inaugurado o novo Fórum da Comarca de Floriano, com a presença do prefeito Joel Rodrigues, vice Antônio Reis e diversas autoridades municipais, estaduais e federais, entre eles, o diretor do Fórum, Marcus Klinger, José Ribamar Oliveira, presidente do TJ-PI, Aldir Passarinho Júnior, ministro aposentado do STJ e filho do homenageado, José Arimatea Leão, promotor de Justiça da comarca de Floriano e demais autoridades.

O prédio foi construído em um terreno doado pela Prefeitura Municipal de Floriano, localizado na Rua Marques da Rocha, bairro São Borja. O prédio conta com uma estrutura de 2.104,07 m² de área construída e quatro blocos, abrigando as 1ª, 2ª e 3ª Varas, o Juizado Especial Cível e Criminal e auditório para 125 pessoas. Cada unidade judiciária contará com secretaria, sala de audiências, gabinete com recepção, sala de assessores e banheiro privativo.

O Fórum conta com uma estrutura para realização de audiências de custódia, com duas salas para assistentes sociais e psicólogos, uma sala de atendimento ao detento, um posto médico, duas salas para Núcleo de Penas Alternativas, uma sala de audiência, um gabinete com banheiro privativo, duas celas (feminina e masculina), um banheiro, uma sala de papiloscopia e uma sala de pré-distribuição.

O novo fórum contou com o  investimento da ordem de R$ 9,6 milhões, em uma obra iniciada na gestão passada do desembargador Sebastião Ribeiro Martins, tendo pausa em virtude da pandemia em 2020, por faltas de insumos, no entanto foi superado às adversidades e entregue em 2021 com uma bela estrutura.

HOMENAGEM

O Fórum de Floriano terá como patrono o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Aldir Passarinho. A proposta aprovada pelo pleno foi feita pelo ex-presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Natural de Floriano, Aldir Guimarães Passarinho falecido em 2014 e foi representado nesta solenidade pelo seu filho Aldir Passarinho Júnior, Ministro aposentado do STJ.

"Assim, esta é a Casa da Justiça, destinada a todos aqueles que buscam a solução dos seus conflitos de interesses. Nesta casa, o cidadão encontrará, para a defesa de seus direitos, na pessoa do Juiz, legítimo representante do Poder Judiciário, vanguardeiro da paz social. Dessa forma, temos íntima convicção de que a Comarca de Floriano galgará índices cada vez mais elevados de ordem, disciplina e integração com a sociedade, sobretudo porque contará com um Poder Judiciário mais aparelhado e estruturado para a aplicação do Direito. Digo isso em nome de todos os Juízes que atuamnesta Comarca, bem como de todos os servidores que colaboram para que possamos realizar uma prestação jurisdicional digna, célere e adequada", disse, Marcus Klinger, diretor do Fórum da Comarca de Floriano.

Em seu discurso, o prefeito Joel Rodrigues, falou sobre seu contentamento "Para mim é motivo de muita alegria e orgulho sadio fazer parte de mais um momento que fica registrado na história de Floriano, o novo fórum de Floriano é mais que um sonho antigo da população e de quem trabalha nesta comarca, sinto-me parte desta história, como gestor, porque o município de Floriano participa desta vitória quando, na manhã de 22 de março de 2019, entregou, por nossas mãos, ao desembargador Sebastião Ribeiro Martins, o termo de doação do terreno para construção do novo Fórum da comarca de Floriano". Disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES