Prefeitura beneficia comunidades rurais com programa de aração de terras

Prefeitura de Floriano beneficia com trabalhos de aração de terras, Prefeitura de Floriano beneficia com trabalhos de aração de terra

Secom | Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Valorizar o produtor rural sempre foi uma marca da gestão Joel Rodrigues. Um exemplo é o trabalho de aração de terra realizado em várias comunidades rurais do Município, beneficiando os pequenos e médios produtores.

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, disponibilizou 6 (seis) núcleos com um trator cada, para atender às comunidades  e que são gerenciados por localidades polos, de forma a contemplar todas as outras em seus entornos. São elas: Grota Seca, Malhadinha, Morrinhos, Assentamento Bonsucesso, Retiro do Amolar e Cabrinhas.

Com isso, cada trator, que é de propriedade da prefeitura, facilita o acesso e atende à demanda de todas as comunidades. 

Para receber os serviços de arado, os agricultores rurais devem realizar o agendamento nas Associações de Pequenos Produtores (APPs) de cada região. O gerenciamento dos demais núcleos e de cada trator fica por conta da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

O município ainda possui um trator extra, além dos seis em atividade de aração, ligado diretamente ao Departamento de Agricultura, Pesca e Pecuária, sob a responsabilidade do diretor, Jean Eufrásio. Esta máquina é direcionada para atender e cumprir as demandas das localidades que não têm cobertura de tratores, como o Projeto Casulo, Caldeirão, Santo Antônio, Vereda Grande, Tiúba, Pau de Leite, além de uma outra rota passando pela localidade Poço do Peixe, Papa Pombo, Uíca, Assentamento Cachoeira e Bom Jardim.

A atividade de aração é um incentivo do governo municipal de Floriano na redução dos custos do agricultor familiar para cultivar suas terras, ajudando-o na preparação do solo para o plantio e de forma gratuita. Assim, cada agricultor  poderá plantar e colher visando uma maior renda e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. "Esta é uma determinação do prefeito Joel, de ajudar o agricultor rural no que for possível para que cada um possa plantar e colher, garantindo a subsistência do homem do campo" explicou Jean.

Qual a importância da aração?

A aração provoca a aeração das camadas da terra, permitindo maior introdução de oxigênio e expulsão de gás carbônico, o que facilita os processos químicos e biológicos da oxigenação do solo. Este trabalho pode proporcionar benefícios como um ambiente profundo e de boa textura, ideal para o desenvolvimento da planta em todas as suas fases.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES