Projeto Jovem Empreendedor Pequenos Passos (JEPP) é implantado em Floriano

Projeto Jovem Empreendedor Pequenos Passos (JEPP) é implantado em Floriano

Jovem Empreendedor é implantado em Floriano | Waldemir Miranda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Professores da rede municipal de ensino de Floriano estão sendo capacitados para levar o tema empreendedorismo aos alunos do Ensino Fundamental – 1º ao 9º ano – da cidade e do campo. O projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) será desenvolvido no município através da parceria prefeitura e Sebrae.

O lançamento do projeto e inicio da capacitação dos 60 professores que vão atuar nas escolas no JEPP foi na manhã desta segunda, 02/08, no auditório da Secretária Municipal de Educação. O prefeito Gilberto Junior, o secretário de educação Nelson Júnior, a diretora regional do Sebrae-FLO Mary Kalume, juntamente com as coordenadoras de ensino do campo e da cidade, as consultoras do Sebrae e os professores estiveram presentes na solenidade.

A imprensa registrou todos os momentos e destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional, e futuro empreendedor dos estudantes do município.

O projeto será desenvolvido em duas escolas municipais – * Cidade; E.M. Raimundinha Carvalho e * Campo; E.M. Benedito Rodrigues da Silva, e tem por objetivo incentivar comportamentos empreendedores em alunos de 1º ao 9º ano e estimulá-los a buscar possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

“Esse projeto já tem dois anos que roda pelo estado do Piauí e há mais anos no país, e hoje, estamos aqui em Floriano fazendo uma abertura solene, porque hoje nós vamos realizar duas turmas concomitantes. Esse será o primeiro passo para alavancar o empreendedorismo em Floriano, os professores serão capacitados e depois repassaram aos alunos o conteúdo do projeto,” disse Mary Kalume, Dir. Reg. Sebrae-FLO.

A capacitação para os 60 professores de Floriano tem duração de 45 horas, uma semana de formação. A metodologia inclui a elaboração do plano de aula para a implantação dos cursos do JEPP para os alunos. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

“Estamos seguindo as determinações do prefeito Gilberto Júnior, de que toda parceria que for boa pra educação que nós façamos, e nós queremos através desse projeto despertar nos jovens a possibilidade de mostrar a eles, que podem trabalhar, podem produzir e aquele produto pode ser comercializado e eles vão decidir onde o dinheiro deve ser investido, é a cultura do empreendedorismo sendo aplicado na sala de aula e mostrando que o jovem desde o primeiro momento saiba que ele é capaz de se tornar um profissional de sucesso,” falou Nelson Júnior, sec. Educação de Floriano.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

“Esse é mais um bom resultado da parceria que nós temos com o Sebrae, que como todos sabem tem feito muito por nossa cidade em termos de qualificação e formação profissional. E na verdade, o projeto Aluno Empreendedor foi mentalizado pelo Sebrae e foi abraçado e implementado pela secretaria de educação, e a ideia é fazer com que os alunos sejam direcionados desde o ensino fundamental para essa ideia de empreendedorismo, de encarar o mercado de trabalho, de encarar a vida profissional e começar a ver suas tendências, ver seus talentos, para poder se encaminhar na vida,” disse Gilberto Júnior, Prefeito de Floriano.

O Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composto por nove cursos, um para cada um dos nove anos do ensino fundamental:

1º ano: O mundo das ervas aromáticas

2º ano: Temperos naturais

3º ano: Oficina de brinquedos ecológicos

4º ano: Locadora de produtos

5º ano: Sabores de cores

6º ano: Ecopapelaria

7º ano: Artesanato sustentável

8º ano: Empreendedorismo social

9º ano: Novas ideias, grandes negócios



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES