Realizado com sucesso a 7º edição do Festival Nordestino de Cultura Junina em Floriano

Realizado com sucesso a 7º edição do Festival Nordestino de Cultura Junina em Floriano

FLO: VII Festival Nordestino de Cultura Junina | Luan Gonçalves
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 7º Festival Nordestino de Cultura Junina de Floriano foi realizado pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino em parceria com a Prefeitura de Floriano. O evento já se tornou um dos maiores do estado reunindo grupos juninos de vários estados do nordeste.

Este ano, o evento foi na praça de eventos, na Avenida Beira Rio, a arena montada para as festividades do aniversário da cidade foi transformada num grande arraiá com bandeirolas, tablado e muito arrasta pé. Os grupos juninos começaram a se apresentar na noite de quinta, 09, no Festival Municipal de Quadrilhas, e ainda teve apresentação do Auto do Boi Bumbá com o grupo Corpo e Alma, após as apresentações, festa com a Banda Paquera;  Hyuri Barros e Forró de Garagem.

O 7º Festival Nordestino de Cultura Junina aconteceu nos dias 10 e 11. No primeiro dia – sexta, 10 - a etapa estadual 06 quadrilhas se apresentaram e 03 foram classificadas para representar o PI na etapa nordestina. Ao final, show com a Banda Cavalo Branco e Taty Girl. Nesse dia, a policia contabilizou cerca de 15 mil pessoas na arena que ficaram para assistir as quadrilhas e apreciar os shows.

“Costumo dizer que, Sonho que se sonha só não se realiza e quando passamos a sonhar em grupo o sonho se torna realidade, e foi assim com o Festival Nordestino, ano passado fizemos bonito no parque de exposições, mas esse ano, superamos as expectativas, e entramos para o circuito estadual e agora nordestino de cultura junina. As federações e ligas juninas já utilizam nosso festival como referência e isso é muito importante para o movimento no estado,” disse Leonardo Carlos, pres. Associação Brincantes.

Na etapa nordestina, sábado, 11, 04 quadrilhas do Nordeste –  Arraiá do Patativa (CE), Junina Koroné (MA), São João do Cerrado (MA), Balão Dourado (PE)  disputaram o titulo com as 03 quadrilhas do PI – Lua de Prata (Demerval Lobão), Mistura do Sertão (Guadalupe), Estrela de Ouro (Canto do Buriti).

A grande final foi emocionante, 05 jurados tiveram a difícil missão de julgar a desempenho dos quadrilheiros e selecionar a campeã da noite. O Humorista Carlos Anchieta, com a personagem Maria dos Prazer, fez uma participação especial no festival e animou o público, enquanto a comissão julgadora contabilizava os pontos das juninas.

E as cinco primeiras foram premiadas em dinheiro – 1º Lua de Prata (8 mil reais), 2º Arraia do Patativa (5 mil reais), 3º São João do Cerrado (3 mil reais), 4º Junina Koroné (2 mil reais) e 5º Balão Dourado (Hum mil reais).

Segundo a policia o evento reuniu em 03 dias mais de 25 mil pessoas. “Não tenho palavras para agradecer a todos; empresas que apoiaram o evento, a prefeitura, e principalmente a nossa equipe de trabalho, os brincantes e os estudantes do curso de educação física da UESPI. Se foi um sucesso, foi porque trabalhamos juntos,” falou Aparecida Santana

Durante o Festival também foi entregue o troféu de menção honrosa ao repórter Amarelinho – Renato Costa – que foi reconhecido como Mestre da Cultura Popular de Floriano.

A Associação Brincantes do Folclore Nordestino também entregou troféu de participação para as demais quadrilhas, e outro de reconhecimento e apoio ao prefeito Gilberto Júnior, que foi representado pelo secretario de cultura, Marcos Veras.

O encerramento do VII Festival Nordestino de Cultura Junina ficou por conta da banda Forró Social e Banda Dona Fulô.

“Esse é um evento maravilhoso, Floriano realmente se tornou um marco para a cultura junina. Aqui nós vimos verdadeiros espetáculos, beleza, cultura e muita animação. Nós que fazemos parte do poder público municipal estamos felizes de participado do projeto e de ter proporcionado aos florianense e visitantes um evento tão grande como este,” citou Marcos Veras, secretario de cultura.

“Essa parceria vem dando certo desde o ano passado, e o que vimos aqui foi um verdadeiro show com quadrilhas vinda de vários municípios do Piauí, e até de outros estados do nordeste. A multidão aprovou o espaço e o evento, e nós estamos felizes de fazer parte dessa organização e ter proporcionado esse momento de lazer para os filhos de Floriano e visitantes,” disse o prefeito Gilberto Júnior. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES