A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMAN) já conta com quatro pontos de referência para a coleta de óleo de cozinha usados, do projeto Óleocoletar em Floriano. O mais recente Ecoponto (ponto de entrega voluntária de óleo vegetal usado) implantado foi na Escola Municipal Antônio Waquim, bairro Campo Velho, no último dia 11. 

O projeto Óleocoletar é uma iniciativa de preservação do Meio Ambiente que envolve toda a comunidade, incentivando as pessoas a levarem o óleo de cozinha usado em residências, lanchonetes, bares e restaurantes para descarte nos Ecopontos.

De maneira corriqueira, o óleo de cozinha usado é despejado no ralo da pia, ou no solo ou  junto com o lixo orgânico comum, métodos que contaminam o meio ambiente, poluem a água, o solo e até mesmo a atmosfera. O descarte nos Ecopontos irá garantir a destinação adequada desse tipo de resíduo, evitando que ele seja despejado na natureza.

Além da Escola Municipal Antônio Waquim, bairro Campo Velho, os outros Ecopontos ficam no Centro Administrativo, região central, na Escola Municipal Raimundo Neiva, no conjunto Pedro Simplício, e Escola Municipal Francisco Dutra, bairro Manguinha.