Nota de Repúdio

Nota de Repúdio

Nota de Repúdio | Francisco Manoel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nota de repúdio ao tumulto, violência física e verbal, calúnia, difamação e injúria, de integrantes da Quadrilha Junina Arrasta Pé dos Caipiras, da cidade de Picos-PI.

A Comissão Organizadora do II Festival SEMEC de Quadrilhas da cidade de Francinópolis-PI, vem por meio desta nota, manifestar seu total repúdio, aos injustificáveis episódios de tumulto, violência física e verbal, calúnia e difamação, cometida por alguns integrantes da Quadrilha Junina Arrasta Pé dos Caipiras da cidade de Picos-PI contra a Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer – Eliane Rodrigues de Morais da cidade de Francinópolis, logo após a divulgação do resultado final, na noite de domingo 16 de junho de 2016.

Logo após a divulgação do resultado final, a Comissão Julgadora já havia se dispersado porque precisávamos desmontar o palco onde estavam reunidos para dar prosseguimento ao evento com o show das bandas que ainda iriam se apresentar logo após o festival. Para isso foi necessário modificar o cenário do evento e dispersar a Comissão Julgadora.

Não contentem com a 2ª colocação no festival, a quadrilha Arrasta Pé dos Caipiras, questionou o resultado final, e em vez de democrático usar o regulamento do festival para solicitar providências baseadas em fatos concretos que “poderiam” de alguma forma mudar o resultado, caso houvesse ocorrido erro na divulgação do mesmo, os seus integrantes, na sua maioria, resolveram criar um tumulto que começou desde o momento que a Secretária de Educação, Cultura, Desporto e lazer ainda estava em cima do palco central.

Tiraram a secretária de cima do palco, a cercaram sem ter o direito de defesa e nem suporte para resolver o problema gerado ali, naquele momento. Queriam também obrigá-la a anular o resultado final e fazer votação através de consulta pública com as pessoas que haviam assistido, ou seja, queriam que o sistema de votação fosse mudado naquele momento.

Passaram a partir daí, por mais de uma hora, a coagir a secretaria e seus assessores, usando de meios violentos físicos (empurrões) e verbais (chamando todos de ladrões e vendidos) para que alterassem o resultado, no grito. Todo público presente no evento naquele momento acompanhou esse comportamento da quadrilha, chegando ao ponto de populares correrem para buscar ajuda para a secretária, pois estava em risco eminente de ser agredida violentamente.

Cometeram na menor das hipóteses, além da violência física, três crimes contra a honra da secretária, dos membros da comissão organizadora e do corpo de jurados tipificados pelo nosso código penal brasileiro: Calúnia (art. 138); Difamação (art. 139) e Injúria (art. 140), ao afirmar que a Comissão do Festival de Quadrilhas e os Jurados foram comprados pela Quadrilha Junina Verde Amarelo, também da cidade de Picos, foi e é inadmissível.

            A Comissão Organizadora do II Festival SEMEC de Quadrilhas defende que discordar do resultado final é democrático, mas existem meios para isso, o que foi argumentado o tempo todo com os integrantes da quadrilha no meio de toda a confusão, mas jamais será aceito qualquer tipo de manifestação com o uso de violência. Direitos de recorrer todas as quadrilhas tem, mas todo direito vem acompanhados de deveres, e existe a forma correta para tal manifestação, o que não ocorreu.

Dito isto, o nosso espanto e perplexidade aumentou ainda mais, por sabermos que a quadrilha Arrasta Pé dos Caipiras, é uma quadrilha que tem 10 anos de tradição e que seu trabalho tem qualidade no que se propõe a fazer. Participou do nosso festival pela segunda vez consecutiva. Mas isso não lhes dar o direito de achar que são melhores pelo nome, tradição ou recursos investidos na sua quadrilha. Acreditamos que, por serem profissionais, tenham tido a preocupação de analisar e terem conhecimento pleno do Regulamento do Festival, sobre como devem se posicionar a partir da inscrição até o resultado final.

Sendo assim, acreditamos que são cientes de que no artigo 7° do Regulamento do Festival está claro: Toda e qualquer dúvida no que diz respeito ao resultado do festival será resolvida, unicamente, com o Corpo de Jurados. Uma vez que eles é que estão julgando a apresentação dos grupos, sendo que a Comissão Organizadora não tem acesso às notas dadas durante o processo de votação. Qualquer tentativa de tumulto ou ofensa aos organizadores do evento será emitida uma nota de repúdio aos demais festivais do grupo que cometer a infração. E o grupo/quadrilha ficará impedido de participar dos demais festivais da SEMEC do município de Francinópolis. A Comissão Organizadora se responsabilizará pelas medidas cabíveis para punir o grupo.

Assinam esse manifesto: A Comissão Organizadora do II Festival SEMEC de Quadrilhas da cidade de Francinópolis-PI e o Corpo de Jurados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES