Prorrogado prazo de atualização cadastral do Bolsa Família

Prorrogado prazo de atualização cadastral do Bolsa Família

Saude | Internete
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretária Municipal de Assistência Social Lorena Rocha Antunes, concedeu uma entrevista no programa Show da Cidade com Gleison Fernandes, da Rádio Cidade Luz FM 104,9 e um dos pontos da entrevista foi falar sobre o recadastramento do Bolsa Família, a secretária informou que nenhuma pessoa ficará sem atendimento e que todos os profissionais envolvidos estão trabalhando diariamente para atender a demanda e o prazo vai até 31 de dezembro de 2011.

Confira na integra as informações do site do Ministério do Desenvolvimento Social

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) adiou para 31 de dezembro a data limite para atualização cadastral dos beneficiários do programa de transferência de renda federal. Ampliação do prazo resulta de mudança do sistema do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e visa revisar os dados de 692 mil famílias

Brasília, 13 ? O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) prorrogou o prazo para atualização cadastral dos beneficiários do Programa Bolsa Família até 31 de dezembro. A ampliação em dois meses ocorreu devido à mudança de sistemas do Cadastro Único. Desde dezembro de 2010, os gestores municipais estão migrando a base de dados para a versão 7, que é mais moderna e qualifica melhor as informações cadastrais. No entanto, durante o processo de migração, o trabalho de atendimento aos beneficiários necessita ser suspenso, o que acabou atrasando a atualização que deveria ocorrer até 31 de outubro, sem bloqueio de benefício.

Após esse prazo, o benefício de quem ainda estivesse com informações sem alteração há mais de dois anos seria bloqueado. Agora, o bloqueio só vai ocorrer em janeiro de 2012 e os cancelamentos em março. Entre janeiro e setembro de 2011, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 638.302 famílias, que representam 48% das 1,3 milhão que precisavam renovar seus dados neste ano. Restam 692.646, ou seja, 52% devem passar pelo mesmo processo para evitar que seus benefícios sejam bloqueados ou cancelados.

A atualização cadastral a cada dois anos é determinada pelo decreto nº 6.135, de 2007. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa de transferência de renda. É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.

Tanto as famílias beneficiárias quanto os gestores devem estar atentos ao novo prazo para evitar que o pagamento seja suspenso a partir de janeiro. Os Estados com maiores percentuais de cadastros revisados são Paraná e Santa Catarina(veja informações por estado abaixo).

A revisão cadastral é uma atividade anual realizada pelo MDS e pelos municípios desde 2009. No início de cada ano, o ministério identifica todas as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é colocada à disposição dos gestores no Sistema de Gestão Integrada do Programa Bolsa Família (Sigpbf). O ministério também repassa recursos mensalmente aos municípios que podem ser empregados nessa atividade. As famílias identificadas também recebem avisos em seus extratos bancários de pagamento.

Acesse o boletim de rádio: Gestor do Bolsa Família ganha mais prazo para atualizar dados de beneficiários



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES