Secretaria de Saúde realizou o dia “D” da Campanha de Vacinação Anti-rábica

Secretaria de Saúde realizou o dia “D” da Campanha de Vacinação Anti-rábica

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe, através do Departamento de Endemias e Zoonoses iniciou na manhã deste sábado (21), a Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica Animal.

O dia ?D? da vacinação ocorreu das 08h00 às 17h00, em 13 postos de vacinação, instalados por toda a cidade, facilitando o acesso à imunização dos animais.

A estimativa é que 04 mil animais sejam vacinados em todo o município durante a campanha, devendo ser vacinados cães e gatos sadios com mais de três meses de idade.

?A campanha tem como objetivo imunizar todos os animais, prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, além de reforçar por mais um ano a imunidade contra a doença, especialmente pelas consequências que ela pode trazer ao ser humano.? Disse o secretário Paulo Rocha.

Durante a manhã, muitas pessoas demonstraram carinho e compareceram aos postos de vacinação para imunizar seus animais de estimação contra a raiva, doença grave que acomete os animais e pode matar.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Aqueles que não conseguiram vacinar seus animais poderão levar seus cães e gatos até a secretaria de saúde de Guadalupe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES