Secretaria de Saúde de Hugo Napoleão Reabre as Atividades do DANT

Secretaria de Saúde de Hugo Napoleão Reabre as Atividades do DANT

.. | ..
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Hugo Napoleão - PI, Através da Secretaria Municipal de Saúde, Reativarou o programa DANT Doenças e Agravos não Transmissiveis, com educação Fisica para os Idosos de Nossa Cidade. em seguida um belo café da manhã para os idosos.

Saiba o que é DANT

O termo Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANT, foi instituído agrupando um conjunto de agravos os quais o processo causal não está baseado em mecanimos de transmissão de agentes etiológicos, como ocorre com as doenças transmissíveis. As DANT dependem de uma rede causal constituída pela interação de diversos fatores de natureza biológica, social, etc. Incluem-se nesse rol as doenças do aparelho circulatório, os vários tipos de câncer, a obesidade, os transtornos mentais, a violência e os acidentes.



O aumento das DANT no Brasil, ocorrido nas últimas décadas, deve-se a vários fatores como a urbanização, melhorias nos cuidados com a saúde, mudança nos estilos de vida, que, associados, promoveram um processo de transição epidemiológica e demográfica.

Assessores do Prefeito



O Brasil segue a tendência mundial de processo de transição demográfica, epidemiológica e nutricional, ou seja, desde a década de 60 vem apresentando queda nas taxas de fecundidade e natalidade e um progressivo aumento na proporção de idosos, favorecendo o aumento das doenças crônico-degenerativas (doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias); e a transição nutricional, com diminuição expressiva da desnutrição e aumento do número de pessoas com excesso de peso (sobrepeso e obesidade). Somam-se a isso o aumento dos traumas decorrentes das causas externas (violência, acidentes, envenenamentos, etc.).



As DANT são responsáveis por grande parcela da carga de doenças no Brasil. Atualmente, cerca de dois terços da carga de doenças no país deve-se a doenças não transmissíveis (doenças do aparelho circulatório, neoplasias, diabetes e outras) e causas externas (acidentes e violências).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES