CCJ do Senado aprova PEC que exige diploma para jornalistas

CCJ do Senado aprova PEC que exige diploma para jornalistas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovaram nesta quarta-feira 02/12 a proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige diploma de jornalismo para o exercício da profissão. O texto acrescenta um artigo na Constituição, exigindo o diploma de curso superior de comunicação social, com habilitação em jornalismo.

A proposta também assegura que os colaboradores e especialistas que já atuam na área possam continuar exercendo normalmente suas funções, desde que comprovem que já trabalhavam antes da aprovação da PEC.

A apreciação da matéria na CCJ começou ás 11h, com pronunciamentos de vários senadores. Posta em votação às 14h15, a PEC 33/09 foi aprovada por 20 votos contra dois. Posicionaram-se contra apenas os senadores Demóstenes Torres (DEM/GO) e ACM Júnior (DEM/BA).

?Os patrões vieram para a disputa e jogaram pesado?, conta o presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade. Prova disto foi o acompanhamento da reunião da CCJC pelo próprio presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Daniel Slaviero, que antecedendo os debates, fez um corpo-a-corpo junto aos parlamentares, inclusive distribuindo panfleto da entidade.

Para Murillo, a presença de representantes do empresariado reforçou o que a FENAJ já vinha apontando, que a questão do diploma não está ligada às liberdades de expressão e de imprensa, mas sim às relações trabalhistas entre empregados e patrões. ?Foi mais uma vitória importante do movimento pela qualificação do jornalismo?, Disse o presidente da FENAJ.

Em visita ao Senado no dia 25 de novembro, diretores da FENAJ e dos Sindicatos dos Jornalistas do Ceará, município do Rio de Janeiro e de São Paulo foram recebidos pelo presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB). O presidente da FENAJ, Sérgio Murillo Andrade, pediu o apoio de Sarney ao restabelecimento da obrigatoriedade do diploma para o exercício profissional. O parlamentar assumiu o compromisso de agilizar a tramitação da matéria no Senado.

Sarney lembrou seu ingresso no jornalismo, aos 17 anos, como repórter dos Diários Associados no Maranhão, e manifestou-se favorável à causa, mas ressalvou que não é favorável ?a exageros?,

A proposta é do Senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que aposta na legalidade do texto, apesar da decisão do STF. ?Não acredito que a proposta venha a ser inconstitucional, porque é uma situação bastante similar a PEC da Verticalização Política. Na época, o STF julgou que as alianças entre partidos nos Estados teriam de, obrigatoriamente, ser estendida a todo País. Mas, por meio de uma PEC, o Congresso Nacional conseguiu mudar a situação?, disse o senador.

No grupo dos favoráveis à PEC do diploma de jornalismo, o senador Efraim Morais (DEM-PB) disse que outras profissões não aceitam que pessoas sem diploma exerçam a profissão. ?Eu entendo que nenhuma ordem de advogado vá aceitar quem não tenha diploma a fazer o exame da ordem. Não conheço nenhum caso de quem tenha carteira de advogado e não tenha concluído nenhum curso?, afirmou.

Os jornalistas por formação de Inhuma ficaram muito felizes com a aprovação da Emenda Constitucional (PEC). Para o jornalista Juerismar Rodrigues a aprovação preencheu a lacuna. ?Estou muito feliz com o resultado, agora nossa diguinidade foi resgatada, fiz meu curso com muita dificuldade. O jornalista tem um papel fundamental na democracia contemporânea, e a sociedade precisa de informação de qualidade. Gostaria de agradecer a todos os parlamentares que votaram nesta PEC?. Frisou. Juerismar é Graduado Bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estadual do Piauí. No município temos ainda os jornalistas por formação: Eudocia Maria e Flávio Ferreira.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES