Comunidade inhumense comemora o aniversário da Cidade

Comunidade inhumense comemora o aniversário da Cidade

Multidão | Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apresentações culturais, competições esportivas, missa e culto em ação de graças, momento cívico, atividades de saúde e shows com bandas conhecidas nacionalmente marcaram a comemoração dos 63 anos de emancipação política do município de Inhuma. A programação teve início no dia 08 de junho e se estendeu até o dia 13, ocasião em que milhares de pessoas, tanto da cidade como também de outros municípios, prestigiaram o evento que já virou tradição na região.

Equipe da saúde desenvolve "Saúde em Ação"

A programação foi aberta no dia 08 com a realização do projeto “Saúde em Ação: Trabalho em prol da vida”. Coordenado pela secretária Naira Celene e toda equipe de saúde, foram realizados atendimentos de atenção básica pelos profissionais da saúde, onde foi possível aferir a pressão arterial e realizar testes de glicemia, além de prestar informações sobre os cuidados contra mosquito aedes aegypti e outros serviços como emissão de cartão do SUS, vacinação contra HPV e outros.

No dia seguinte, à noite, aconteceu um culto em ação de graças, apresentação do cantor Isaque Folha e show gospel com o Ministério Voz Profética. Neste dia a animação na Praça de Eventos ficou por conta da Banda Mulleke Forrozeira e Bandas Locais.

No dia 10, a partir das 07h00, aconteceu a 1º ordenha do 34º Concurso de Gado Leiteiro. Às 08h00 foi realizado no centro da cidade um Passeio Ciclístico e competições de pedestres masculino e feminino. Na parte da tarde aconteceram a segunda Ordenha de Gado Leiteiro e a Final do torneio de futsal masculino. A partir das 19h00 foram realizadas apresentações culturais coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com destaque para o Grupo de Idosos, de Balé, Dança Pop e do Grupo Vida Leve. Os cantores Dário Rodrigues e Vicente Nery animaram a noite.

Apresentações culturais chamaram atenção de todos

No domingo, 11, mais apresentações culturais chamaram a atenção do público presente. Uma dança latina e a apresentação da Quadrilha "Estrela do Vigário” emocionaram os participantes. Neste mesmo dia aconteceu a 3ª Ordenha de Gado Leiteiro, torneio de futsal, a Final da Copa Rural de Futebol e shows com Fafá Santana e a Banda Solteirões do Forró.

A comemoração teve continuidade no dia 12, com apresentações dos alunos das escolas municipais onde foram apresentadas danças Infantil (Dança Emília), Riquezas Culturais, Dança das Fitas e Xaxado Pisada do Sertão. Nesta noite bandas locais, como também a Banda Forró de Qualidade e Avine Vinny animaram os presentes até altas horas da madrugada.

O último dia de comemoração, 13, data oficial do aniversário, aconteceu o momento cívico com o hasteamento das bandeiras e uma missa em ação de graças na Igreja Matriz da cidade.

“Foi uma festa muito tranquila onde procuramos fazer um evento primando resgatar a cultura de nosso município, por esta razão a quantidade de apresentações culturais conduzidas por nossas crianças, jovens e idosos. Aproveito para parabenizar o nosso povo, um povo trabalhador e ordeiro, e dizer ainda que todos nós somos responsáveis por nossa cidade e por isso devemos sempre cuidar”, destacou Silva Junior, prefeito de Inhuma.

Já a primeira-dama, Maxshuellma Rufino, expressou sua alegria em promover a festa para os inhumenses. “É com muita satisfação que recebemos a todos durante todos estes dias de comemoração de aniversário. Ficamos felizes em poder proporcionar para o povo de Inhuma estes momentos de alegria e diversão, onde foram resgatados a nossa cultura e também descobertos talentos. Parabéns a todos os filhos desta querida cidade”, destacou.

Em entrevista o ex-prefeito, Dr. Moura, parabenizou a atual gestão que, segundo ele, vem realizando um grande trabalho em prol da população. “Quero também parabenizar o nosso povo e ao prefeito e toda sua equipe que não mediram esforços para que tudo acontecesse com sucesso”, finalizou.

Além de Silva Junior, de Maxshuellma e de Moura participaram também das festividades o vice-prefeito Deuzim Aguiar, o ex-governador Wilson Martins, o Secretário de Meio Ambiente Ziza Carvalho, vereadores, secretários municipais e a população em geral.

Espaço do Empreendedor

A comemoração do 63º aniversário de Inhuma contou com uma novidade, o Espaço do Empreendedor. No local os empreendedores e artesões tiveram a oportunidade de exporem seus produtos e até mesmo comercializa-los, fortalecendo assim, suas rendas.

Nos standes montados no local da festa foram apresentadas uma diversidade de produtos, como por exemplo, a arte em gesso da Maria Raquel, as bonecas e almofadas preparadas pela artesã Marli de Sousa, o espaço Agronegócio com produtos da terra pela Indústria São Vicente, o Espaço da Cidadania que expões artefatos produzidos em oficinas do Serviço de Convivência pela Assistência Social, o espaço Gallery em Movimento organização Paula Narrana e o espaço Recanto das Artes obras pela artista plástica Agnélia Veloso.

Produtos foram expostos e comercializados

De acordo com o secretário municipal de Administração, Pedro Ferreira, o povo de Inhuma é empreendedor e com o Espaço reservado para eles a gestão do prefeito Silva Junior visou apoiar o trabalho de cada um, fortalecendo assim, a autoestima e criando uma identidade para o empreendedor inhumense. “Toda equipe municipal está imbuída de fortalecer o empreendedorismo local para que possamos logo vivermos um momento diferente, um momento de produção e de geração de emprego e renda”, disse.

Em entrevista a artista plástica Agnélia Veloso enalteceu a iniciativa da atual gestão em criar o Espaço do Empreendedor. “Vejo como uma iniciativa muito louvável, porque é a valorização do artista, a valorização da cultura. Uma cidade que não tem cultura ela é morta e esta iniciativa analiso como sendo um grande salto para o crescimento da cidade e para a autoestima do artista”, comemorou.

img align=" alt="Image title" class="fr-dii fr-f



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES