Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado em Inhuma

Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado em Inhuma

Comemoração | Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Saúde, através do CAPS I(Centro de Atenção Psicossocial) , realizaram na manhã desta quarta-feira (17) evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental. O evento teve como finalidade sensibilizar a sociedade em geral sobre o tema, e para as questões da inclusão, bem como da consolidação de Políticas Públicas voltadas para a promoção e tratamento em saúde mental das pessoas com o sofrimento psíquico. O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado pela Federação Mundial para a Saúde Mental, e tem como objetivo centrar a atenção pública na saúde mental global, como uma causa comum a todos os povos, para além de limites nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicos, explicou a assistente social do CAPS Keila Suanny.

Na oportunidade a Coordenadora do CAPS, a senhora Maria Vilani, destacou o comprometimento dos profissionais do CAPS, e ressaltou a importância desta atenção. “A Organização Mundial da Saúde apresenta números elevados de pessoas com transtornos mentais. E em uma cidade como Inhuma, essa atenção é de suma importância e se faz cada vez mais necessária, por isso é importante à articulação em rede para identificar, e oferecer esse atendimento”, enfatizou. A mesma ainda destacou que “é preciso mudar a maneira como a sociedade enxerga os pacientes que sofrem com transtornos mentais, por isso a importância desta data. E que este momento de reflexão não fique restrito a este dia”.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) a estimativa é de que no Brasil, 23 milhões de pessoas sofram com transtornos mentais, sendo pelo menos 5 milhões em níveis de moderado a grave. Mesmo com números tão expressivos o preconceito ainda é uma das grandes barreiras enfrentadas pelos pacientes. “É fundamental que a sociedade saiba lidar com essas pessoas, pois o preconceito pode causar o isolamento dos pacientes, o que intensifica os sintomas”, explicou o enfermeiro e palestrante do dia Dr. João Egídio.

O evento contou com a presença e participação da Equipe do CAPS, a Coordenadora da Atenção Básica Daniela Rufino, o Coordenador da Academia de Saúde Françoelton, com a equipe do NUCA,  as estagiárias do curso de Serviço social: Geany dos Santos da Faculdade Centro Oeste do Paraná,  Kátia Cortez da UNOPAR, e da estagiária Maria Marcia do Instituto KAIRÓS.

Fotos: Juerismar



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES