Dr. Moura faz reforma completa na Escola Arlindo Cipriano Leal

Dr. Moura faz reforma completa na Escola Arlindo Cipriano Leal

Escola Arlindo Cipriano Leal | Juerismar
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Inhuma, através do Prefeito Dr. Moura, realizou uma reforma completa na Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal, antiga CNEC. Nesta sexta-feira dia 04/09/2015 o Prefeito, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Maria Nilcimar a Diretora Iraci Cardoso e os funcionários da escola inauguraram a reforma dessa Unidade Escolar. Na oportunidade foi apresentado o Projeto “Resgatando a história da CENEC, apresentada pelos alunos do Curso de Pedagogia do PARFOR – Campus de Valença do Piauí.

Na segunda metade do século XX, em 1964 é implantado na Cidade de Inhuma-Piauí uma Unidade da CNEC, que na época era denominada de Campanha Nacional de educandários gratuitos (CNEC) segundo Ferreira et al (1994), o primeiro Diretor da (CNEC) de Inhuma foi o Sr. José Borges de Oliveira, que também era professor. De acordo com Paraíba (2006) e relatos de inhumenses conhecedores desta história, a CNEC de Inhuma durante os primeiros anos funcionava no Prédio do grupo Escolar João de Deus Carvalho.

O Aspecto Comunitário da Unidade Escolar Cenecista Inhumense se fez mais evidente a partir de meados do ano de 1973, quando, de acordo com Paraíba (2006), se iniciou a construção do prédio próprio para o funcionamento da CNEC. Sob a liderança de um ilustre munícipe de Inhuma, de nome Arlindo Cipriano Leal, pai da referida autora e diretor da escola nesta época, iniciou-se na Cidade de Inhuma um grandioso movimento popular em prol da arrecadação de fundos para a compra dos materiais e do engajamento dos munícipes para a própria construção do prédio. Vários inhumenses Literalmente “Colocaram a mão na massa” para a realização deste feito. Ainda de acordo com a autora Paraíba (2006), a arrecadação de fundos foi concretizada através da realização de festas, leilões, bingos, livros de ouro e eventos como apresentações de teatro.

O terreno para a construção do prédio foi doado pelo então arcebispo da época, Dom Avelar Brandão Vilella, pois este terreno pertencia à Igreja São José em Inhuma. Como afirmaram os inhumenses conhecedores da história da CNEC de Inhuma, o Sr. Arlindo Cipriano Leal foi quem “tomou a frente” para a construção do prédio da CNEC, sendo um dos principais responsáveis pela implantação e sucesso do ensino Cenecista na Cidade de Inhuma. Por ser um munícipe respeitável, por seu caráter e reputação ilibida e por sua liderança natural ele se tornou diretor da Unidade Escolar Cenecista Inhumense e desempenhou este cargo durante 35 anos, quando já bem idoso e cansado passou esta missão à sua filha, Luíza Margarida Leal Paraíba, popularmente conhecida como “Gaída”, autora do livro “Nossa Missão”...Educar”,( Paraíba, 2006) que serviu de fonte bibliográfica para a realização desse projeto.

Mesmo depois da sua aposentadoria, o célebre inhumense “Seu Arlindo”, continuava frequentando a escola e atuando em tudo que era solicitado.

Como afirma Silva (2010), por ter um caráter filantrópico, a CNEC não é nem uma entidade pública, tampouco privada. Por isso, apesar de não visar o lucro, eram necessárias as doações e contribuições para a manutenção da Unidade escolar. De acordo com Paraíba (2006) e relatos de inhumenses  conhecedores da história da CNEC de Inhuma, parte dos recursos financeiros e materiais necessários eram conseguidos com a realização de festas, quermesses, bingos,leilões e etc...Além disso, era cobrado de cada aluno matriculado uma pequena taxa, de forma que até os mais carentes conseguiam pagar e realizar seus estudos nesta escola de ensino de melhor qualidade, mesmo não sendo uma escola particular.

Quando os recursos financeiros adquiridos por doações, as atividades de arrecadação e pelas pequenas contribuições dos alunos, não eram suficientes para pagar a folha de pagamentos dos professores e demais despesas, o diretor da escola, sobretudo o Sr. Arlindo Cipriano Leal, encaminhava ofício a prefeitura Municipal de Inhuma e a deputados em Teresina solicitando verbas totalmente justificadas para as despesas da escola. A prestação de contas era completa e detalhada, de forma a demonstrar  a transparência e a responsabilidade do diretor.

Em relação ao quadro de pessoal da Unidade Escolar Cenecista Inhumense, Uma característica marcante é que os professores, diretores e demais funcionários da escola prestavam seus serviços focados, sobretudo no sentimento de voluntariado, uma vez que o pagamento pelos serviços era apenas simbólico, devido o baixo valor econômico e a maioria exercia a docência em outras instituições. Outro fato é que os 05 diretores da CNEC de Inhuma prestavam também serviços como professores, de forma a demonstrar sua intensa doação ao serviço voluntário.

Estes diretores foram, na ordem cronológica  José Borges de Oliveira, que foi o seu primeiro diretor; Logo depois a gestão da CNEC passou para à Sra. Maria Adamir de Sousa Leal e logo após para a Sra. Maria Luíza Vieira de Macedo Albuquerque. Depois destas 03 gestões, a direção da Escola passou para o Sr. Arlindo Cipriano Leal, que exerceu a direção durante 35 anos, justamente no período de transição das instalações do Grupo Escolar João de Deus Carvalho para o prédio próprio. Com a aposentadoria do famoso “Seu Arlindo”, a direção da CNEC passou para a sua filha, Luíza Margarida Leal Paraíba, que ficou à frente da escola mesmo após o processo de municipalização.

No ano de 2001 a CNEC de Inhuma foi municipalizada através da Lei Municipal N° 635/2001, de 12 de novembro de 2001. Com este processo de municipalização, a ate então Unidade Escolar Cenecista Inhumense passou a ser denominada de Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal, em homenagem a  seu gestor mais ilustre. Esta foi uma pequena retribuição ao significativo trabalho desenvolvido por este inhumense que doou sua vida por uma educação de qualidade e acessível a todos, sobretudo os mais carentes. Mesmo após a municipalização a direção da escola continuou com  Professora Luíza Margarida Leal Paraíba até 2004, quando a mesma teve que se afastar do serviço por problemas de saúde. Neste período, como em toda a sua história, a referida escola continuou figurando como referência no ensino infantil, fundamental e médio. Várias atividades educativas e culturais eram realizadas com sucesso anualmente, tais como as “Mostras Culturais”, “Educarte”, “Esporte”, “Festas Juninas”, “Foicultura”, palestras educativas e informativas, etc. (PARAÍBA 2006).

 Atualmente a Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal, antiga (CNEC) tem como diretora a professora Maria Iracy Cardoso de Sousa Ferreira, que trabalha junto com toda a equipe da escola no sentido de honrar o peso da grandiosa e inspirada história deste patrimônio inhumense, vislumbrando uma educação de qualidade e acessível a todos como fator motivacional para a melhoria constante da ação educativa.

Projeto desenvolvido pelos alunos do Curso de Pedagogia pelo PARFOR/UESPI – Campus de Valença do Piauí.

Alunos:

Maria da Cruz Sousa Silva de Brito

Maria do Socorro Gonçalves Leal

Maria Edivanda de Sousa Leal

Maria Eunice de Moura Sousa

Maria Helena Araújo de Almeida

Maria Kelayne do Nascimento

Professora Orientadora: Cícera Lopes Ferreira

Setembro 2015.

Imagens!



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES