Justiça Itinerante atenderá em Inhuma nos dias 15, 16 e 17 de dezembro

Justiça Itinerante atenderá em Inhuma nos dias 15, 16 e 17 de dezembro

ilustração | Reprodução da Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prefeito Municipal Dr. Moacir Gonçalves de Carvalho, juntamente com os Secretários Municipais e assessores participaram de uma reunião com o Juiz Jorge da Costa Veloso da Justiça Itinerante. A reunião aconteceu nesta última quarta-feira, no Auditório Dona Marizete na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos. A pauta da reunião foi sobre a vinda da Justiça Itinerante ao Município de Inhuma.

A Justiça Itinerante estará atendendo em Inhuma nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2011, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Inhuma e o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. O local dos atendimentos será em frente à Escola Municipal Arlindo Cipriano Leal, antiga ?CNEC?.

SOBRE A JUSTIÇA ITINERANTE:

1- O que é a Justiça Itinerante?

A justiça itinerante é o órgão do poder judiciário do Piauí que tem por objetivo aproximar o cidadão da justiça, solucionando conflitos e levando cidadania aos bairros periféricos da capital e municípios do nosso estado.

2- Por que o nome Justiça Itinerante?

Porque é um fórum sobre rodas. Ou seja, o ônibus da Justiça Itinerante é como se fosse o Tribunal se deslocando para seu bairro, sua cidade, com juízes, promotores, defensores públicos e outros serviços de interesse do cidadão.

3- Quem pode ser atendido?

Qualquer pessoa que não possa arcar com as despesas de um advogado e custas processuais, bem como os cidadãos que necessitem de uma solução mais rápida para algum conflito.

4- Quais os serviços prestados?

SERVIÇO JUDICIAL:

1. Suprimento/Justificação de Registro Civil de Nascimento e Óbito; (para o registro de nascimento levar batistério e duas testemunhas, e para o óbito declaração de óbito fornecida pelo hospital).

2. Retificação de Registro Civil de Nascimento, Casamento e óbito; (Documento que necessite ser retificado/Documento que comprove o erro a ser corrigido).

3. Suprimento /Justificado de óbito (Declaração de Óbito do Hospital/ ou Declaração do cemitério do sepultamento e duas testemunhas).

4. Divórcio Consensual; (Certidão de casamento/certidão de nascimento dos filhos menores de idade/documentos de comprovação e imóveis.

5. Exame de DNA (valor pago R$ 199,00 resultado em até 30 dias); presença do investigado (pai), da mãe e da pessoa a ser reconhecida.

6. Reconhecimento de Paternidade; (Certidão de nascimento/casamento da mãe/RG de mãe/certidão de nascimento do menor).

7. Homogação de Acordo de Pensão Alimentícia; (CPF/RG/Certidão dos filhos).

8. Outras ações consensuais;

9. Todas as ações de competência dos Juizados Especiais.

EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS:

1- Carteira de Identidade;

2- CPF (pago pela prefeitura local).

3- Carteira de Trabalho (responsabilidade do município);

4- Alistamento Militar (responsabilidade do municípios);

5- Casamento Comunitário;

6- Passe Livre: Idoso e Pessoas com Deficiência;

7- Orientações sobre o Programa Bolsa Família;

5- Quanto tempo tenho que aguardar para a minha audiência e para sair a sentença do juiz?

As pessoas que são atendidas pela Justiça Itinerante recebem a solução do seu problema no mesmo dia. Portanto, a audiência e a sentença judicial são proferidas no mesmo dia em que a pessoa foi atendida, em alguns casos mais complicados, a solução poderá demorar até 4 dias, mas nenhum caso ficará pendente de julgamento.

6- Quanto vou gastar para ser atendido?

As pessoas pobres na forma da Lei não pagam nada para serem atendidas pela Justiça Itinerante. A pessoa que tem condições de pagar um advogado também pode ser atendida, com senhas diárias limitadas, mas terá de arcar com as despesas de custas PROCESSUAIS.

7- Para ser atendido, eu preciso morar no mesmo bairro ou no mesmo município que a justiça itinerante está?

Não. Qualquer pessoa, de qualquer bairro, município ou Estado pode ser atendida pela Justiça Itinerante.

8- Como faço para saber se a justiça itinerante vai estar no meu bairro ou na minha cidade?

Você pode acessar o site do Tribunal de Justiça: www.tjpi.jus.br., ou ligar par os telefones 86- 3221 3604 para maiores informações.

Fotos: Juerismar Rodrigues



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES