Mais de 100 cidades devem ter reforço para combater seca

Mais de 100 cidades devem ter reforço para combater seca

Mais de 100 cidades devem ter reforços | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As ações contra seca que atinge várias famílias no Estado ganharão reforço. Um crédito extraordinário de R$ 706,4 milhões para os Ministérios da Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário foram aprovados pela Câmara.

Esse recurso é direcionado para atender as vítimas da seca em todo o Nordeste. No Piauí, o dinheiro será destinado a ações contra a estiagem de médio e longo prazos.

Todos os municípios que tiveram o decreto reconhecido em um primeiro e segundo momento pelo Governo Federal devem ser beneficiados com o recurso. ?Aqueles municípios que primeiro decretaram estado de emergência e foram reconhecidos, é que devem receber esse recurso.

Mas esperamos que todos possam ser atendidos, já que a situação da seca vem se agravando e o número de famílias passando por dificuldades também vem crescendo?, revela Evandro Luz, presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado (Fetag).

Ações de médio e longo prazos serão as prioridades desse recurso. O dinheiro é destinado a financiar compensações a agricultores e ações da defesa civil, como a contratação de carros-pipa.

Além disso, a construção de adutoras, barragens, cisternas, compra de equipamentos, instalações de poços, dentre outras ações, também estão incluídas nas ações a serem realizadas.

?O dinheiro que está sendo liberado deve ajudar as famílias piauienses a melhorarem a situação que elas vem vivenciando por conta da seca. Esse recurso, não será somente para as ações de longo prazo, ele também é voltado para o pagamento do Bolsa Estiagem e do Garantia Sa-fra?, acrescenta Evandro Luz.

O número de municípios a serem beneficiados em todo o Estado deve passar de cem. ?Com mais esse recurso, no máximo no dia quinze deste mês, é provável que já esteja liberado o pagamento do Garantia Safra.

Outro ponto positivo é que também é esperado que o benefício do Bolsa Estiagem seja ampliado para os municípios que ainda não são contemplados?, finaliza o presidente da Fetag.

Fonte: meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES