Aconteceu a IV Conferência de Educação Municipal

Aconteceu a IV Conferência de Educação Municipal

Dispositivo de honra da IV Conferência Municipal de Educação | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na terça-feira (27/03) Auditório Cida Beija da Secretaria Municipal de Educação, a IV Conferência Municipal de Educação.

Estavam presentes no dispositivo de honra, o Prefeito Dr.Zé Maria, a Secretária Municipal de Educação Francisca de Assis Lima, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Lucas Rufino Neto, o Presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova Cláudio Pereira da Silva, a Diretora da Escola Municipal Liberato Vieira Reginalda Alves, a Supervisora de Ensino Estadual Francisca Pereira, a Conferencista Jéssyca Ohara Alencar Ramos da Cidade de Alegrete do Piauí, ela é a coordenadora do polo da UAB em Alegrete e supervisora municipal de Ensino.

A Conferência Municipal de Educação é uma estratégia fundamental para fortalecer diálogos democráticos e promover ampla participação na definição da política educacional no município. Possui um caráter mobilizador e propositivo, articula expectativas da sociedade em relação ao direito à educação e, por meio da interação democrática entre sociedade civil e política, promove o debate e a construção de propostas para a definição e implementação de políticas públicas para a educação

A IV Conferência Municipal de Educação começou com a apresentação do Hino da Cidade de Ipiranga dramatizado com os alunos da Escola Municipal Dr. Antônio Santos.

Estiveram ainda presentes secretários municipais e vereadores, diretores de escola da rede estadual e Municipal e da rede particular de ensino, professores e alunos.

A Secretária Municipal de Educação Francisca Lima, foi a primeira a fazer uso da fala, ela agradeceu ao chamamento da secretaria para esse importante evento educacional na Cidade de Ipiranga.

O Prefeito Dr. Zé Maria na sua fala voltou a afirmar que suas administrações são voltadas para uma educação de qualidade. Pois só assim se pode mudar a realidade local, por isso ele procura proporcionar o melhor para os trabalhadores da educação.

A Conferencista Jéssyka Ohara começou a conferência explicando os eixos a serem debatidos e como podem gerar propostas que vão melhorar a qualidade de ensino local, ela também abrangeu sobre a qualidade da educação que depende dos envolvidos nela. Logo após os grupos de trabalhos foram divididos em oito eixos que ficaram assim:

EIXO I - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação. EIXO II - Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais. EIXO III – Planos Decenais. EIXO IV - Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão. EIXO V - Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão. EIXO VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação. EIXO VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

Logo após os grupos discutirem e elaborarem as propostas foram feitas as apresentações dos grupos, cada grupo elegeu seu porta-voz para apresentação das propostas que se tornaram ou não emendas.

Após a aprovação das propostas, aconteceu a eleição dos delegados municipais que irão representar o município nas conferências Intermunicipal, estadual e nacional. Também foram apresentados os membros do Fórum Municipal de Educação.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES