Encerramento da II Semana do Bebê Em Ipiranga do Piauí

Encerramento da II Semana do Bebê Em Ipiranga do Piauí

Dr. Zé Maria mostrando os Certificados recebidos pela Projetos Sociais desenvolvidos em Ipiranga | ASCOM Ipiranga Izaias Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A II Semana do Bebê em Ipiranga do Piauí chegou ao seu final na sexta-feira (27/11) numa reunião de apresentação de todas as atividades desenvolvidas pelas Secretarias Municipais, a Semana do Bebê virou lei ainda no ano de 2014, e esse ano a abertura ficou por conta da Secretaria Municipal de Cultura e do Núcleo de Participação e Desenvolvimento dos Adolescentes (NUCA).

A abertura foi no Auditório Cida Beija e contou com a presença do Prefeito Dr. Zé Maria, as Secretárias Municipais de Assistência Social Maria Bernadete Lopes Rêgo, Educação Lecy Pinheiro Ramos Carvalho, de Saúde Dra. Maria Valdete Lima, o Secretário Municipal de Cultura Derisvaldo Xavier, O Presidente do CMDCA Valdemar Marinho.

Aconteceram apresentações Culturais e Palestra Sobre o Parto Humanizado em Ipiranga do Piauí, “Um Direito Adquirido”. Facilitado pela Dra. Maria Valdete.

No segundo dia foi o dia da Secretaria Municipal de Assistência Social, utilizou o espaço do Centro Convivência do Idoso (CCI), e reuniu as mães e crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e CRAS e Conselho Municipal da Criança e Adolescentes (CMDCA).

Aconteceu uma Roda de Conversa Sobre Pais e filhos: ética e moral na formação dos filhos.

Na quarta-feira (25/11) foi a vez da Secretaria Municipal de Saúde que organizou as atividades da II Semana do Bebê, com duas palestras pela parte da manhã (“Saúde bucal na primeira infância” / “Acidentes domésticos”) na parte da tarde seguiu a sequência de palestras (“Possíveis sinais de trabalho de parto” / Atividade Postural para gestantes / Aplicação de flúor ).

Na quinta-feira (26/11) a Secretaria Municipal de Educação organizou as atividades que começaram com uma caminhada dos Pais e alunos da Pré-escola Maricas Lopes, logo após a caminhada foi realizada atividades no pátio da escola, o Palhaço “Patatu” realizou sua apresentação com as participações da Professora Francimar Sousa, e Ismael Gonçalves, a Nutricionista Luciana Rocha realizou uma peça com “Fantoches” que falaram sobre a importância de comer frutas e legumes, a Secretária Lecy Ramos participou com uma equipe pra lá de especial que contou com a participação da Vereadora Maria Dolores e de Liltânia Pontes amiga da escola que ajudou nas músicas e danças ensaiadas com as crianças. Ainda na sua fala o Prefeito Dr. Zé Maria falou do recebimento dos Selos da ONU pelos Projetos desenvolvidos no Município de Ipiranga na sua gestão: Projeto Estudantes em Ação (Preps), Projeto Vida e Lixo Empreendedor.

O que é a Semana do Bebê

A primeira infância é caracterizada como o período que vai desde o nascimento até os 6 anos de vida. Porém, o Comitê dos Direitos da Criança recomenda que a idade relativa a essa fase da vida seja estendida até os 8 anos, como forma de incluir todas as crianças em transição para a escola.

É na primeira infância que o ser humano desenvolve suas capacidades cognitivas, motoras, socioafetivas e de linguagem. Ao investirem em políticas públicas para essa faixa etária, os municípios contribuem para que meninos e meninas tenham garantido o direito à saúde, à segurança e ao aconchego familiar.

Portanto, a Semana do Bebê representa um momento importante para que os municípios possam discutir temas relacionados à primeira infância e, desse modo, fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos, além de assegurar às crianças e aos adolescentes o direito a uma vida saudável.

Com o evento, municípios têm a oportunidade de trabalhar em rede e criar um novo olhar em relação ao recém-nascido. A principal mensagem da Semana é destacar a importância dos cuidados com bebê desde a gestação, favorecendo uma ligação segura entre mãe e filho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES