Pelotão Mirim Fazendo a Diferença em Ipiranga

Pelotão Mirim Fazendo a Diferença em Ipiranga

Alunos do Pelotão Mirim realizando visita ao | ASCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu no último sábado (10/06) mais um encontro do Pelotão Mirim, como em todos os encontros o primeiro momento é o da Espiritualidade, como convidado especial o Padre Moacir Abreu Soares que falou sobre o amor, fé e esperança, e os desdobramentos disso na vida das pessoas, Padre Moacir frisou que não pregou sobre religião e sim na crença em Deus.

Projeto Pelotão Mirim – “Construindo mais Cidadania”, voltado para a prevenção primária e desenvolvendo como público-alvo crianças e adolescentes, com idade entre 06 (seis) e 16 (dezesseis) anos, através de ações e atividades de educação complementar, buscando dar uma atenção especial a estes que são o futuro de nossa cidade.

O público alvo do programa são crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino, que estejam regulamente matriculados na rede pública de ensino e em situação de vulnerabilidade social. Esse projeto busca reduzir ainda mais os índices de violência e criminalidade, principalmente dos crimes e violências que envolvam menores de idade, a ser obtido por meio de um processo de transformação, integração e educação, envolvendo a Polícia Militar através do Comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Edwaldo Viana e a Secretaria Municipal de Assistência Social e  demais secretarias municipais que possam contribuir com o Projeto, criando-se uma rede de proteção aos educandos que participarem do Projeto Pelotão Mirim envolvendo, principalmente, policiais, professores, pais, educadores, responsáveis e educandos.

Em Ipiranga do Piauí as atividades são totalmente desenvolvidas por voluntários que se revezam durante os sábados para a realização das tarefas.

A Secretária Municipal de Assistência Social Maria Bernadete Lopes, lembra dos 3 pilares que são a base do Pelotão Mirim de Ipiranga: Disciplina, Espiritualidade e Cidadania, baseado nisso é que são construídas as propostas que são usadas no Pelotão Mirim, Dona Bernadete frisou que o “intuito é trabalhar a base da família que sem essa base a criança se tornará um adulto desequilibrado e não irá contribuir para uma sociedade justa”

O Pelotão Mirim tem todo um apoio de profissionais para a realização das suas mais variadas atividades, ainda dispõem de uma nutricionista para elaboração do cardápio mensal da alimentação que é servida aos alunos, sempre bem balanceadas e nutritivas.

Neste encontro o Pelotão Mirim visitou a nascente “olho d´água” ainda em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente comemorado na segunda-feira dia 05, lá os alunos puderam ver de perto a ação indiscriminada do homem causando prejuízos ao meio ambiente. O olho d´água alguns anos atrás era um local de recreação onde as pessoas tomavam banho e se refrescavam do calor, mais hoje com águas poluídas espera por um projeto da prefeitura de Ipiranga para poder voltar a se tornar um local agradável e de diversão. Sob o Comando do Cabo PM Cézar o pelotão mirim marchou ordenadamente pelas ruas de Ipiranga chamando atenção de todos pela disciplina e organização. O Tenente Coronel Edwaldo Viana, Comandante do 4º BPM (Picos-PI), o Pelotão Mirim tem como objetivo favorecer o desenvolvimento socioeducacional da criança e do adolescente tendo em vista a promoção do bem estar social, moral, cívico e educacional para o exercício pleno da cidadania. “É um programa de disciplina. O pelotão Mirim visa resgatar em nossas crianças e adolescentes àquilo que a família tradicional sempre praticou”, declarou Coronel Viana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES