Professores de Simões Visitam Escola Liberato Vieira

Professores de Simões Visitam Escola Liberato Vieira

Professores visitantes de Simões na Escola Liberato Vieira | Michelle Borges
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Escola Liberato Vieira na Localidade Brejo da Fortaleza recebeu na quarta-feira (04/11) a visita de Professores da Cidade de Simões que vieram conhecer a experiência da Educação Contextualizada Com o Semiárido eles estavam acompanhados de Martha Barbosa que é Monitora Pedagógica do Programa Cisterna Nas Escolas e José Francisco Coordenador Técnico do Projeto Água Nas Escolas.

O Projeto Cisternas nas Escolas tem como objetivo levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva. A chegada da água na escola tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.

O projeto abrange escolas dos nove estados do Semiárido (PE, PB, AL, SE, BA, CE, RN, PI e MG) que não têm acesso à água e que foram mapeadas pelo Governo Federal. Essa lista inclui as escolas localizadas em aldeias indígenas e comunidades quilombolas, que devem ser priorizadas nas ações do Cisternas nas Escolas.

O Projeto Cisterna Nas Escolas está acontecendo no Piauí nos Municípios de Padre Marcos, Simões, Caridade, Jaicós, Massapê, Curral Novo, Betânia, Campinas e Jacobina.

É um projeto da ASA Brasil executado pela Cáritas Brasileira Regional Piauí.

Segundo José Francisco “ o Projeto garante o processo de formação junto aos Educadores na perspectiva da convivência com o Semiárido através da Educação Contextualizada”.

A equipe foi recebida por Reginalda Alves e Equipe Escolar, foi realizada uma “roda de conversa” onde os Professores visitantes puderam aprender sobre a Educação Contextualizada com o Semiárido e as mudanças benéficas que foram trazidas com esse tipo de Educação, onde a integração escola, alunos, comunidade, Poder Público (Prefeitura Municipal de Ipiranga), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) Através da Professora Maria Luiza de Cantalice e a Universidade Federal do Piauí através do Professor Dr. Elmo Lima tem alcançado excelentes resultados levando a Escola Municipal Liberato Vieira ser modelo para diversas Regiões do Semiárido Brasileiro.

A Professora Salomé Coelho notou o bom ambiente que cerca a Escola Liberato Vieira é que a Educação Contextualizada é realmente a saída para a educação na Zona Rural.

A Professora Ana Carla disse que o bom resultado alcançado na Escola e fruto das parcerias que a Escola tem feito entre alunos, pais, o Poder Público e Universidade Federal. Os Professores puderam conhecer a Horta e o Viveiro que a escola possuí e que recebe um tratamento todo especial por parte de todos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES