Reunião para reativar o Programa Prefeito Amigo da Criança

Reunião para reativar o Programa Prefeito Amigo da Criança

Gabriela Rocha abrindo a reunião | SEMCOM Ipiranga Izaias Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na manhã de ontem (4) na casa da Cultura de Ipiranga com a comissão municipal de acompanhamento e avaliação do programa ¨Prefeito Amigo das Criança da ABRINQ

Estiveram representantes das Igrejas Evangélicas e Católicas, da APAE,DO CRAS, da Secretária Municipal de Assistência Social, do Conselho Tutelar de Ipiranga, da Câmara de Vereadores(Vereador João Batista) , das Associação de Moradores do Canto.

A articuladora e Presidente do CMDCA Gabriela Rocha abriu a reunião chamando á todos a participarem da revitalização do programa em nossa cidade.

Foram destacados alguns pontos para todos pudessem entender como funciona o programa e qual a importância para o município.

Qual a importância para o município em ter um Prefeito Amigo da Criança?

O município avança na efetivação e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Isso ocorre porque o prefeito quando adere ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, assume vários compromissos que estão ligados às áreas de saúde, educação, proteção social e orçamento e devem ser executados durante os quatro anos de governo.

Como a Fundação Abrinq sabe se os compromissos estão sendo cumpridos?

O Programa elege indicadores os quais o governo municipal deve melhorar. Anualmente disponibilizamos por meio eletrônico o MAPA-PPAC, que contém indicadores e que o município deve preencher com dados atualizados, que retratem a situação da criança e do adolescente. Isso é feito no primeiro ano de governo e com isso o município passa a ter o diagnóstico da situação da criança e do adolescente. A partir desse diagnóstico o prefeito estabelece metas a serem atingidas durante sua gestão, e para atingir as metas estabelecidas ele define as ações, as políticas públicas que serão desenvolvidas. Então o município passa a ter um diagnóstico, metas de gestão e plano de ação.

Também monitoramos os indicadores durante os 4 anos de governo e, no último ano fazemos uma análise geral desses indicadores, assim podemos ver quais foram os municípios que cumpriram as metas estabelecidas, que melhoraram a qualidade de vida das suas crianças e dos seus adolescentes, além de saber quanto foi gasto para executar o planejado.

Após tudo isso, se houve melhora dos indicadores o Prefeito é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança e o município ganhou qualidade na política pública, transparência na gestão, integração entre as áreas envolvidas, fortalecimento da gestão para garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Tudo isso acompanhado de perto pela sociedade local.

O que os municípios e prefeitos ganham quando são certificados com o Programa Prefeito Amigo da Criança? Ganham reconhecimento e credibilidade de ser reconhecido com um selo da Fundação Abrinq.

Participando do programa, além de não ter custo nenhum, eles recebem capacitação e conhecimento para melhorar seus projetos e ações de garantia dos direitos de crianças e adolescentes, tais como os seguintes conhecimentos e ferramentas de gestão:

Fortalecimentos dos agentes do Sistema de Garantia de Direitos (CMDCA, Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Ministério Público etc) articulados e trabalhando em parceria na gestão pública. Ou seja, trabalhando em conjunto na elaboração, execução e fiscalização das políticas públicas;

Ferramenta de planejamento estratégico-participativo; os indicadores de monitoramento e avaliação organizados e sistematizados (MAPA PPAC), além de relacionados às metas e parâmetros nacionais, incluem fórmulas de base cálculo das principais taxas e proporções na área de saúde, educação, proteção social e orçamento. Ou seja, planejamento amplo e articulado entre as áreas;

A Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação, por demandar o diálogo entre as secretarias de saúde, educação, assistência social e finanças, além dos agentes do Sistema de Garantia de Direitos, permite um aprendizado de um processo participativo e cooperado de elaboração e execução de projetos e serviços públicos.

E a população de crianças e adolescentes, assim como suas famílias, como são beneficiadas?

A população de crianças e adolescente é beneficiada na medida em que as políticas públicas estão de acordo com a sua realidade. Vale indicar que o preenchimento do MAPA PPAC traz dados referentes ao ano anterior, ou seja, um diagnóstico da realidade de crianças e adolescentes dos municípios brasileiros participantes do PPAC. Com base neste levantamento as políticas, programas, serviços e etc são pensados e avaliados. Sendo, portanto, passíveis de reformulações e ajustes.

Outro aspecto diz respeito ao fato de o MAPA PPAC contemplar indicadores que tomam como base tanto as metas estabelecidas internacionalmente, sendo o Brasil signatário do documento "Um Mundo para as Crianças", como portarias, programas e leis nacionais, tais como o Estatuto da Criança e do Adolescente, Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo, Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, entre outros. Neste sentido, multiplicamos os conhecimentos de programas nacionais bem como o acompanhamento e avaliação.

Soma-se a isso as parcerias institucionais que a Fundação Abrinq estabelece, seja no fornecimento das análises e diagnósticos para servir de justificativa qualificada a outras iniciativas ou mesmo no provimento de técnicos mais qualificados para realizarem um planejamento adequado à realidade.

Na medida em que são expandidos os parâmetros e programas nacionais com foco na criança e adolescentes esta população é beneficiada, ou seja, na medida em que se tornam prioridade nas gestões públicas suas condições de vidas ganham outro aspecto e outra qualidade.

A próxima reunião para definir os planos de ação em nossa cidade vai ocorrer no dia 15 de Outubro e cada membro da comissão irá apresentar suas propostas para serem avaliadas e adequadas ao programa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES