Secretaria Municipal de Saúde Convida para reunião sobre a Qualidade da água em Ipiranga

Secretaria Municipal de Saúde Convida para reunião sobre a Qualidade da água em Ipiranga

convite para reunião | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há muitos tipos diferentes de bactérias que estão distribuídos em muitos gêneros. Mas algumas merecem atenção especial: as do grupo dos coliformes.

Essas bactérias são utilizadas em larga escala nas medições microbiológicas que testam a qualidade da água e de alimentos para que as pessoas os consumam sem riscos maiores. Então, considerando a relação diretamente proporcional, quanto maior o índice de presença de coliformes, mais a água ou o alimento está contaminada (o).

Existem dois tipos de coliformes: totais e fecais. Os coliformes totais compõem os grupos de bactérias gram-negativas que podem ser aeróbicas ou anaeróbicas (isto dependerá do ambiente e da bactéria), não originam esporos e fermentam a lactose, produzindo ácido e gás à 35/37°C.

Já os coliformes fecais são também conhecidos como ?termotolerantes? por suportarem uma temperatura superior à 40°C, convivem em simbiose com humanos, bois, gatos, porcos e outros animais de sangue quente. São excretados em grande quantidade nas fezes e normalmente não causam doenças (quando estão no trato digestivo). Neste grupo está presente a bactéria gram-negativa Escherichia coli, e ao se ingerir alimentos por ela contaminados, os resultados desagradáveis (como uma gastrenterite, por exemplo) podem ser brandos ou desastrosos, dependendo do grau de contaminação.

À ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

Segundo dados da Vigilância Sanitária, relacionados aos laudos da qualidade da água, no nosso município são crescentes o número de amostras com a presença de Coliformes Totais.

Vejamos o quadro demonstrativo das amostras de águas coletadas no período de Março a Setembro de 2013.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES