Último Encontro Pedagógico Foi Realizado em Ipiranga

Último Encontro Pedagógico Foi Realizado em Ipiranga

Professor Carlos Alberto, Supervisora Francisca Pereira e a Secretária Lecy Ramos | ASCOM Ipiranga Izaias Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Municipal de Educação realizou na segunda-feira (09/11) o último Encontro Pedagógico de 2015, o evento aconteceu no Auditório Cida Beija no Prédio da Secretaria Municipal de Educação, O Grupo de Percussão Batukê deu as boas vindas aos Professores que compareceram em grande número e lotaram o auditório, o Professor Édson Mendes fez o cerimonial, a Secretária Lecy Ramos deu boas vindas aos Professores e agradeceu a presença de todos, logo em seguida foi apresentado um vídeo do Prefeito Dr. Zé Maria falando ao Professores pois o mesmo não pôde estar presente devido a uma viajem para Teresina para tratar de assuntos pertinentes (recursos financeiros) ao município de Ipiranga.

O palestrante foi novamente o Professor Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva, é Superintende de Ensino Superior da Seduc, com uma carreira invejável e com vasta experiência na área acadêmica.

Ele começou falando da capacitação do Professor, que não se deve acomodar e sempre procurar formação para poder esta preparado para os desafios que a Educação proporciona, logo em seguida foram apresentados três vídeos que vamos descrevê-los:

1º - mostra o individuo em sua individualidade, o egoísmo humano (falha na natureza humana), o problema que é criado ao não compartilhar conhecimento e como tudo muda quando um ajuda ao outro (Ex: alimentar para ser alimentado).

A grande importância por parte dos pais e dos educadores em permitir ou estimular a criança a ser criança, sem forçar um aprendizado precoce. O olhar atento do professor nesse sentido. O objetivo do professor é vencer desafios, tornar possível o aprendizado a qualquer aluno.

O professor deve aprender para aprender para só assim poder ensinar. Aprender para ensinar é técnica. Aprender para aprender é uma forma de repassar o conhecimento.

2º - Representa uma equipe ruim, professores que não aceitam novos colegas no ambiente de trabalho, não aceita sair da zona de controle e desta forma cria um ambiente ruim onde não se consegue atingir o objetivo maior.

3º Uma pessoa sozinha é fraca e indefesa porém quando unidos se tornam fortes e capazes de superar as dificuldades. Assim deve ser com os professores.

“Aprender a Aprender” faz a diferença na sala de aula, quando o professor se dedica a ensinar a aprender para que no futuro o aluno não tenha que ser submetido aos programas que destinados aos alunos que não conseguiu ser alfabetizado na idade adequada. Ou seja, não adianta se livrar do problema pois ele volta. Fala do fato do professor hj não poder reprovar o aluno. Parar de colocar o problema de aprendizagem no aluno. Assumir a responsabilidade de educar (instruir).

Falou sobre os TICs no ambiente escolar, a necessidade de o professor se aperfeiçoar e tornar sua aula dinâmica para prender a atenção dos alunos. O aluno está sempre conectado (em qualquer idade) e os métodos da aula precisa acompanhar o desenvolvimento. A educação hoje precisa ser atrativa. Citou o “Ensino a Distância” e o “Mais Saber”.

Tal tecnologia pode afastar o professor como profissional. Ex: um professor através de vídeo-aula pode ministrar aula para 400 alunos ao mesmo tempo. È o caso de cursos preparatórios. O tempo está passando e o que o professor está fazendo para se aperfeiçoar a esses tempos? Tal informação traz o receio de desemprego.

Moodlle – eficiência que adquiriu como professor em São Paulo. Afirma que por conta dessa tecnologia o individuo hoje não consegue mais fazer uma redação.

A escola e o professor precisam aceitar as regras para que haja um bom funcionamento (para alunos e professores) dentro da escola. A importância do Planejamento (organização). No processo educacional a peça chave é o aluno.

Para que serve todo conhecimento. É preciso associar o conhecimento de tecnologia, didático, pedagógico, psicológico (todo conhecimento adquirido).

É a leitura que ajuda a aprender. Desta forma entender a importância de ensinar a ler bem (alfabetizar).

Conhecer o histórico familiar, envolver os pais na escola para que o aluno possa melhor desenvolver, aprender.

O professor forma profissionais e deve se preocupar em ensinar melhor o aluno, pois esse mesmo aluno no futuro poderá ser o médico a lhe atender como médico plantonista ou ser o engenheiro que construiu o prédio que você mora.

Você se sentiria seguro tendo “aquele aluno como profissional”?

Avaliação qualitativa é muito subjetiva.

Deve-se treinar o aluno para “visão sistêmica”, é requisito importante para seleção no campo de trabalho. Palavra chave “Assertividade” para se tornar melhor profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES