Universidade Federal Desenvolve Projeto em Ipiranga do Piauí

Universidade Federal Desenvolve Projeto em Ipiranga do Piauí

Professor Sousa Junior e Casal Paulo Brasil recebendo cestas com produtos produzidos em Ipiranga | ASCOM Ipiranga Izaias Pontes
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu no dia 11 de outubro na Localidade Furta-Lhe a Volta, mais uma etapa do Projeto de Melhoria da Ovinocaprinocultura desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O Projeto está sendo desenvolvido no Território do Vale do Sambito nas Cidades de Ipiranga do Piauí, Francinópolis, Barra d´Alcântara, Aroazes, Pimenteiras, Lagoa do Sítio.

A Escola Municipal 13 de Maio de Furta-Lhe a Volta recebeu os criadores da Cidade de Lagoa do Sítio e Ipiranga para realizarem a aula de campo.

Estiveram presentes o Prefeito Dr. Zé Maria, os Secretários Municipais de Ipiranga, Francisco Alves de Agricultura, José Borges de Obras, Mauro Lúcio Silva, as Assessoras de Gênero Liltania Maia Pontes e de Gestão Social Luzinete Alves, o Professor Sousa Junior da UFPI e o Estagiário do Curso Técnico Agropecuária Kalisson Alves da Costa.

O Projeto de Melhoria da Ovinocaprinocultura no Vale do Sambito é coordenado pelo Professor José Adalmir Torres de Souza e tem o Professor Sousa Junior como Assessor Territorial de Inclusão Produtiva

O Projeto visa à melhoria da eficiência produtiva da ovinocaprinocultura do Vale do Sambito, através da introdução de boas práticas de manejo.

O Prefeito Dr. Zé Maria deu as boas vindas aos participantes do Projeto e agradeceu a Universidade Federal do Piauí na pessoa do Professor Sousa Junior, pela parceria nesse projeto que irá ajudar os criadores de nossa região.

O Professor Sousa Junior frisou que a Universidade Federal sempre estará de portas abertas para parcerias com os municípios que queiram receber ajuda.

O casal Paulo Brasil e Evellyn Sara estavam acompanhando o Professor Sousa Junior e contaram suas experiências com o leite de cabra, trabalho que desenvolvem numa cooperativa na Cidade de Esperantina, eles desenvolvem uma atividade lucrativa com o leite de cabra transformando em sabonetes, hidrante, queijo e iogurte.

Depois das apresentações e o café da manhã, os participantes foram até a propriedade da Senhora Francisca Borges, para aprenderem a identificar a idade dos animais através da arcada dentária, o grau de anemia através do exame nos olhos dos animais, foi também feita uma coleta de fezes para exame de ovos por grama de fezes (OPG) e posteriormente enviada para serem analisadas em Teresina, foi feita também a escrituração zootécnica que é a identificação de cada animal através de tatuagens na orelha, durante a “aula de campo” o Professor Sousa Junior responde as dúvidas que vão aparecendo no andamento da aula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES