Equipe da Secretaria de Agricultura participa de oficina na UFPI de Picos.

Equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Itainópolis-PI, apicultores e meliponicultores participam de evento sobre a criação de abelhas-nativas-sem-ferrão.

| Raynes Ravel
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último sábado (09), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente do município de Itainópolis, apicultores e meliponicultores, participaram de uma palestra e oficina de campo realizada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos-PI, ministra pela Drª Juliana do Nascimento Bendini.

A palestra ocorreu no auditório Fontes Ibiapina e contou com a presença de secretários, técnicos, criadouros (apicultores e meliponicultores) e alunos.

Com o foco voltado para a meliponicultora, atividade de criação de espécies de abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas, abelhas nativas ou meliponíneos, a Drª Juliana, abordou em sua fala a importância da preservação das espécies e suas principais vulnerabilidades, já que as abelhas têm sofrido bastante com os desmatamentos, queimadas, uso de agrotóxicos em plantações, meleiros (extratores de mel), e outros. Além de incentivar o surgimento de novos criadores (meliponicultores).

No segundo momento, após a palestra, os participantes se deslocaram para uma oficina de campo, aonde a Drª Juliana expos algumas de suas colmeias e mostrou como era o processo de criação de algumas espécies, como, jatí ou abelha mosquito e outras.

Além das colmeias apresentadas durante a oficina de campo, foi realizado o processo de criação das iscas pet (usada para a captura de novos enxames), o desenvolvimento do atrativo (essência mista de cera, geoprópolis, própolis e o álcool), e sua inserção na isca pet, pela meliponicultora Dalila.

Durante a palestra, o Secretário de Agricultura do Município de Itainópolis, Isidório Luís, expôs em sua fala a importância de está participando daquele momento, e como o município de Itainópolis pretende se tornar destaque na meliponicultora, já que o mesmo é um dos principais produtores de mel do Estado do Piauí, na área da apicultura.

Um dos destaques na palestra foi o meliponicultor, ex-meleiro, Filim, do Povoado Riachão, que se mostrou apto ao assunto e transmitiu muito conhecimento vivenciado por ele na meliponicultora aos presentes. Outro destaque, foi o meliponicultor Diogo, que participou ativamente na confecção das iscas pet.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES