PI: Governo federal não rapasse recursos há três meses e serviços de Assistência Social podem fechar

PI: Governo federal não rapasse recursos há três meses e serviços de Assistência Social podem fechar

Maria Luiza, secretária de Assistência Social de Jatobá do Piauí | Campo Maior Em Foco
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos três prefeitura da região de Campo Maior já fecharam as portas de serviços essenciais como os Centros de Referencias de Assistência Social, e os Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), sigla criada pelo governo federal para agrupar programas como PETI, Projovem e Idosos. O motivo é falta de recursos que entra no quarto mês.

O Presidente da em empresa de Consultoria VISION, que atende vários municípios do norte do Piauí, Everton Gomes, disse que os municípios de pequeno porte do interior dos estados tem enfrentado as maiores dificuldades pois não dispõe de muitos recursos próprios para manutenção dos programas, além de enfrentarem atrasos em outros programas e quedas do FPM.

Ele entende que os Secretários de Assistência Social, que coordenam essas ações tem dito dificuldades para trabalhar diante dos problemas de atraso de repasses. Porém, a Vision alerta que as prefeituras não podem interromper o que está sendo feito. ?Mas entendemos que com um atraso tão grande não há como administrar a situação, se não for tomadas medidas de planejamento e prevenção de situações como essa? diz ele.

A Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social que reordenou os serviços sociais adotou novos parâmetros para o cofinanciamento federal e a oferta do serviço pelos Municípios. Porém os gestores que pactuaram esse reordenamento estão sem receber os recursos. A última liberação ocorreu em janeiro para uma cobertura trimestral ? janeiro, fevereiro e março. De lá pra cá as contas estão zeradas e os municípios sem receber qualquer explicação para o atraso dos repasses.

Municípios como Boqueirão do Piauí, Cocal de Telha, Batalha já fecharam alguns serviços e Jatobá do Piauí teme fechar. A secretária de Assistência Social, Maria Luiza (foto), divulgou nota lamentando a situação. ?A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jatobá do Piauí trabalha em prol da sociedade, mas infelizmente nos últimos meses vem caminhado com as pernas amarradas. Alguns serviços atendidos no município como SCFV para crianças e adolescentes e idosos estão sendo prejudicados por falta de recurso financeiro do governo federal?, lamentou a secretária.

Além dos recursos do SCFV, outros recursos estão em atrasos como é o caso do IGDBF, IGDSUAS, PBFI/CRAS e PBVIII/Equipe Volante.

Fonte: Campo Maior Em Foco



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES