SENAR realiza curso de silagem para produtores rurais de Joaquim Pires

O objetivo do curso é capacitar os fazendeiros a aumentar a produtividade e diminuir os impactos causados aos animais durante o período da estiagem.

Instrutor do SENAR, Antônio de Sousa. | João Victor
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Joaquim Pires através da Secretaria Municipal de Agricultura – SMA em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, SEBRAE e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos – ACCOV/JP, realizaram o 1º Curso de Silagem e Conservação de Pastagem para os pequenos produtores rurais do município. O objetivo do curso é capacitar os fazendeiros a aumentar a produtividade e diminuir os impactos causados aos animais durante o período da estiagem.

O curso foi ministrado durante 02 dias pelo instrutor de silagem do SENAR, Antônio de Sousa Sobrinho, na fazenda Alto Bonito, localizada na zona rural. Na ocasião, o instrutor ensinou os procedimentos para a construção de trincheira; os tipos de forrageira utilizadas em milho, cana-de-açúcar, capim elefante; o uso de aditivos, compactação e vedação do silo para 10 participantes.

O secretário de agricultura Francisco Farias, esteve participando das aulas e, destacou a importância da realização do curso como também informou que a prefeitura municipal juntamente com a secretaria de agricultura, tem trabalhado para proporcionar a qualificação do pequeno produtor rural de Joaquim Pires.

A silagem consiste no armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo. O método é válido tanto para o produtor que quer aumentar a produção de leite da fazenda, como para aquele que quer engordar o gado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES