I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência: inclusão social e despertar da solidariedade

I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência: inclusão social e despertar da solidariedade

Aniversário da Apae José de Freitas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Profissionais da área social se uniram em José de Freitas para a realização da I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Com o tema "Na minha civilização aquele que é diferente de mim não me empobrece,me enriquece" o evento aconteceu durante aos dias 03, 04, 05 e 06 de novembro.

Para a vice-prefeita de José de Freitas e apoiadora da causa com pessoa com deficiência, Livramento Rocha essa é a primeira de muitas outras semanas que irão expor o compromisso com essa causa.

“Estaremos fazendo um levantamento de todos os pontos fortes do evento e também os prontos que precisamos melhorar e a cada ano será um evento melhor”, disse Livramento Rocha.

A I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência foi organizada pelo NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), e teve apoio da Secretaria de Saúde, Secretaria de Ação Social, órgãos da Prefeitura de José de Freitas.

O NASF realizou parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de José de Freitas.

O principal objetivo do evento foi promover a inclusão social e fomentar a solidariedade das pessoas despertando seu olhar mais humano em relação a quem é especial. Esse ato, faz com que as famílias entendam a importância do acompanhamento médico, psicológico e social para quem é 'diferente'.

Na abertura da Semana houve a celebração da Santa Missa, que foi celebrada pelo Padre Alcindo. Em seguida o Teatro Municipal Barítono Raimundo Pereira foi palco de apresentações de danças artísticas. Na oportunidade, o Padre Gilcimar e a Pastoral do Dízimo da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento fizeram doações de camisas de fardas aos usuários do CAPS.

O segundo dia foi marcado pela alegria e clima festivo com a comemoração dos 27 anos da APAE José de Freitas. Que contou com a presença de toda a equipe dedicada do órgão. Na ocasião a advogada Ana realizou uma palestra sobre os direitos da pessoa com deficiência. Houve também uma exposição da feira de objetos artesanais, o canto do parabéns e o corte do bolo.

No terceiro dia foram organizadas as atividades do Dia de Integração Social entre os alunos das Escolas Municipais. Eles visitaram a APAE e assistiram uma belíssima apresentação de capoeira com o Grupo Raízes do Brasil. Também foi realizado um momento de beleza com cortes de cabelo, escova e manicure. Logo após, o momento de saúde com a aferição da pressão arterial.

O encerramento ocorreu na manhã de hoje (06) com uma caminhada, de tema "Tenha coragem de ser diferente, quebre a cultura da indiferença”. Em seguida, houve a exibição de um filme encenado por pessoas com deficiência.




























Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES