Entenda como Juazeiro se tornou a 2° cidade do Brasil que mais cresceu em 2015.

Entenda como Juazeiro se tornou a 2° cidade do Brasil que mais cresceu em 2015.

Imagem aérea de Juazeiro do Piauí | Arquivo da Prefeitura de Juazeiro do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Juazeiro do Piauí (distante 90 Km de Campo Maior) aparece entre as cidades brasileiras que possuem a maior estimativa de crescimento geométrico entre os anos de 2014 e 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta sexta (28) a estimativa populacional do país, a cidade piauiense é a segunda que mais deve crescer no período de um ano.

De acordo com dados do órgão, a cidade maranhense de Brejo de Areia ocupa o primeiro lugar na taxa de crescimento somando 113,72%. Juazeiro vem logo em seguida com a estimativa de 11,23%, afrente do município de Banzaê no estado da Bahia que aparece com expectativa de crescimento de 9,17%. 

A lista do IBGE apresenta outras duas cidades do Piauí. São Julião é a quarta cidade com 8,20% de crescimento, enquanto Brejo do Piauí deve crescer 4,23%, sendo a 10ª da lista. Pirai do Norte – BA (5,97%), Araquari – SC (4,59%), Ipiranga do Norte – MT (4,45%), Varre-Sai – RJ (4,38) e Pedra Branca do Amapari – AP (4,31%) fecham as de cidades com maior a maior taxa média de crescimento geométrico (TCG).

Dentre os dez municípios, sete sofreram alterações em seus limites territoriais com remanejamento populacional, como é o caso de Brejo de Areia, Juazeiro do Piauí e Banzaê.

Entenda como se deu o crescimento de Juazeiro do Piauí:

No início do ano de 2014, o Prefeito Tonho Veríssimo e o Presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Piauí Edmilson Reis, iniciaram uma série de reuniões junto a Assembleia Legislativa Estadual, através do Deputado Estadual Antonio Feliz, Câmara Municipal de Juazeiro do Piauí e Prefeitos de Castelo do Piauí e Milton Brandão, para solucionar os problemas de litígio entre os Municípios vizinhos Castelo do Piauí e Milton Brandão. Após acordo firmado entre os Prefeitos e demais órgãos competentes, as cidades de Juazeiro do Piauí, Milton Brandão e Castelo deram por finalizado os problemas de divisas territoriais. Com isso, a cidade de Juazeiro do Piauí aumentou seu território e conseguintemente sua população. No início da gestão do Prefeito Tonho Veríssimo, o mesmo se mostrou preocupado com alguns problemas que poderiam afetar sua administração, pois a Prefeitura administrava comunidades que faziam parte do território de Milton Brandão, eram elas: Sertão de Dentro, Paraíso, Gitirana, Cachoeira, Brejinho, Seriema, Pitombeira, Quatis, Taboca, Olho D’água de Dentro e Milhã, que hoje é administrada por Milton Brandão.

Em contrapartida, Juazeiro do Piauí aumentou seu território e consequentemente sua população, fazendo parte agora de Juazeiro do Piauí as seguintes comunidades: Fazenda Olho D’água Grande, Batista, Morro das Ovelhas, Chapada, Sabiá, Calumbi, Santa Barbara, Lajes, Ininga, Baixão, Baixa Grande, Bebedouro, Queimada, Fazenda Carnaubal, Fazenda Mirador, Fazenda Alegre que antes pertencia ao município de Milton Brandão, que hoje pertencem totalmente ao Município de Juazeiro do Piauí.

Entre Juazeiro e Castelo do Piauí, Juazeiro ganhou duas comunidades que eram praticamente dividas ao meio com Castelo, são elas: Bom Jardim e Pé da Serra, que hoje pertencem totalmente a Juazeiro do Piauí.

Essa preocupação do Prefeito Tonho Veríssimo trouxe bons frutos para Juazeiro do Piauí, pois hoje Juazeiro aumentou sua população e seu território, sendo destaque nos maiores meios de comunicação do Brasil. 

Fonte: Coordenação de Comunicação de Juazeiro do Piauí / Ezequiel Lima



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES