Biomade acompanha a pesca do Camurupim no Delta do Parnaíba

Biomade acompanha a pesca do Camurupim no Delta do Parnaíba

Peixe Camurupim | Projeto Biomade
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste final de semana a equipe do projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, acompanhou o desembarque do Camurupim (Megalops atlanticus), na praia da Barrinha, Ilha das Canárias, Araioses ? MA.

O peixe tinha aproximadamente 50 kg e foi capturado pelos pescadores Antônio Pastor, Moises, Ismael e Domingo, utilizando linha e anzol apropriados para capturar e resistir à força dessa espécie. Ao chegar à praia os pescadores pesaram e em seguida desvisceram o pescado, para comercialização.

A pesagem é realizada de forma rústica e bem artesanal, utilizando pedras como bases de peso (pedras com pesos unitários diferentes) e do outro lado o pescado, tudo isso sustentado por tábuas. A comercialização é feita diariamente no período da tarde, o comprador se desloca até o rancho e leva o pescado capturado naquele dia.

Os pescadores são moradores da Ilha das Canárias que costumam sair para pescar semanalmente e ficam instalados em ranchos. Após o 4° dia de pesca desta semana, conseguiram capturar um total de 3 exemplares de Camurupim.

Segundo Sr. Antônio que pesca desde os 9 anos de idade, a temporada de pesca do Camurupim está finalizando, e nos próximos dias ele e sua equipe mudarão a espécie alvo de suas pescarias, investindo em outros pescados de elevado valor comercial, como é o caso da pescada e do robalo.

Durante a saída de campo os técnicos do Biomade, além da troca de informações sobre a atividade pesqueira, conversaram sobre o trabalho de conservação realizado na região e a importância dos pescadores nesse processo participativo.

?Acreditamos que o trabalho de conservação é feito por todos os atores envolvidos no meio: pescador, pesquisador, estudante, professor e setor público. É muito gratificante quando podemos sentir que o pescador apresenta interesse aos trabalhos de conservação, ainda mais quando conquistamos importantes colaboradores? afirmou Mario Neto coordenador do Projeto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES