Luís Correia é a 4ª cidade do Piauí a oferecer tratamento de síndrome rara

Pela primeira vez, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição realizou o tratamento de uma síndrome rara: a mucopolissacaridose.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez, o Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou o tratamento de uma síndrome rara: a mucopolissacaridose. Em breve, a unidade irá poder tratar outros pacientes com a mesma síndrome, se tornando o quarto local que oferece o tratamento em todo o Piauí.

De acordo com a SESA, o primeiro paciente atendido foi o pequeno David Luís, que sofre com a doença rara. Desde o diagnóstico, David e sua família tinham que se deslocar, semanalmente, para Teresina para realizar as sessões do tratamento. A realização do procedimento na cidade se dá devido à aquisição dos equipamentos necessários e aos esforços da equipe da Saúde e do Hospital Municipal. 

“Muita gratidão a Deus e a nossa gestora, Maninha, que nos deu todo o apoio na aquisição dos equipamentos necessários e, principalmente, à equipe do nosso Hospital Municipal e à nossa assistente social, Jackeline Marcela, que não mediram esforços para que conseguíssemos oferecer mais conforto e qualidade de vida para o pequeno David Luís e sua família. Temos outra criança com a mesma doença aqui em Luís Correia e muito em breve também estará realizando seu tratamento aqui em nosso Hospital que, a partir de agora, será o quarto hospital a realizar este tipo de tratamento no Piauí”, relata a secretária Municipal de Saúde, Marcela Furtado.

A primeira infusão foi acompanhada pelo diretor clínico do Hospital, quatro enfermeiros e três técnicos em Enfermagem, além da médica pediatra do Hospital Infantil Lucídio Portela, dra. Maria do Espírito Santo. A prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele, destaca que esse é o resultado dos esforços da Prefeitura para melhorar a saúde no município.

“Eu fico muito feliz em poder saber que, agora, essa família será atendida aqui mesmo na nossa cidade, sem precisar se deslocar para outro município. Esse é o resultado dos nossos esforços na luta por equipamentos e melhorias na saúde. Aproveito para parabenizar toda a equipe de Saúde e Assistência Social, responsáveis pelo sucesso desse feito inédito”, comenta a prefeita Maninha Fontenele.

A mucopolissacaridose é uma doença hereditária rara do metabolismo, causada pela formação irregular de enzimas e podem causam diversas manifestações, como hérnias, alterações faciais, limitações articulares, perda da audição, problemas respiratórios e cardíacos, aumento do fígado e baço e déficit neurológico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES