Técnicos do Biomade atendem ocorrência de encalhe de baleia

Técnicos do Biomade atendem ocorrência de encalhe de baleia

Técnicos recolhem pedaços de tecido para análise | Projeto Biomade
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã de quarta-feira (01) Pescadores localizaram na praia das Curimãs, localizada no município de Barroquinha (CE), próxima da conhecida praia de Bitupitá, o encalhe de um cachalote macho adulto com aproximadamente 16 metros de comprimentos. De acordo com relato de pescadores locais, o animal encalhou ainda vivo, mas momentos depois veio a óbito.

Os técnicos do Projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) do Ceará, também patrocinados pela Petrobras, foram acionados pela comunidade e responsáveis por órgãos federais na região da APA Delta do Parnaíba, iniciando uma série de ações conjuntas com o objetivo de coletar dados importantes sobre o animal, repassar informações para a comunidade local e curiosos em geral, bem como dar um destino adequado ao mesmo.

Após o isolamento do local, em torno do imenso mamífero marinho, os biólogos solicitaram apoio do policiamento militar e Marinha do Brasil, que atenderam prontamente a ocorrência. Os biólogos verificaram as medidas biométricas e coletaram amostras de tecido e deram início a uma grande mobilização logística para remover o gigantesco animal da área de praia dando um destino mais apropriado à carcaça e segurança no que diz respeito à saúde pública para os moradores.

O procedimento de enterrar o animal o mais rápido possível deve ocorrer nesta sexta-feira. Há dois dias os técnicos estão articulando com o ICMBio, prefeitura de Barroquinha e a empresa Cortez Engenharia Ltda a liberação e transporte de uma máquina para realizar esse trabalho.

Uma das maiores preocupações da equipe Biomade e Aquasis é controlar a comunidade em geral para evitar o contato direto com o animal, pois pelo fato de ser um mamífero, pode transmitir doenças para os seres humanos.

Os técnicos do Projeto Biomade, realizado pelo Instituto Tartarugas do Delta, estão preocupados com o número crescente de encalhes de animais marinhos no litoral piauiense, cearense e maranhense, regiões onde atuam, e vêm trabalhando estratégias de conservação na região.

"Acreditamos que fechando parcerias e acordos técnicos-cooperativos com excelentes Instituições, como fizemos com a Aquasis, podemos somar e dividir conhecimentos, realizando ótimos trabalhos em prol da pesquisa e conservação do meio ambiente" relata a coordenadora técnica Werlanne Magalhães.

O projeto Biomade agradece a valiosa colaboração e empenho do vereador e representante do Conselho da APA Delta, David Alves, a Prefeita do Município, Teresinha Maria Cerqueira Lima Gomes e a Construtora Cortez Engenharia Ltda pelo apoio nessa operação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES