Secretarias farão ações conjuntas para trabalhar potencialidades agrícolas em Luzilândia

Secretarias farão ações conjuntas para trabalhar potencialidades agrícolas em Luzilândia

Secretários de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Ambiente. | Paula Andreas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Secretários de Agricultura, Francisco Carlos Gomes da Silva (Irmão Pimba), de Desenvolvimento Rural, João Bastista de Araujo Filho (Batistinha), a Secretária de Habitação e Meio Ambiente - Iuçara de Oliveira Castro e o Coordenador de Pesca de Luzilândia, Rogério Coriolano estiveram reunidos no ultimo sábado (07) com técnicos agropecuários do Centro Cocais para discutir estratégias de mobilização, incentivo e mapeamento dos potenciais agropecuários do município de Luzilândia com o objetivo de incentivar a organização de cadeias produtivas, o extrativismo visando gerar maior renda aos produtores da região.

A reunião aconteceu na comunidade Extrema e fez parte da Programação do Governo Itinerante que vem acontecendo nas ultimas duas semanas na região. As quatro Secretarias do Município estão juntando esforços para incentivar a produção das potencialidades agrícolas e pecuárias, como explica o Secretário de Desenvolvimento Rural, ?Luzilândia tem grandes potencialidades, mas isso não foi trabalhado e nós estamos perdendo espaço, porque existe diversas políticas públicas do Governo Federal e outras instituições que empregam verba para essa área, mas perdemos por não ter essa organização?, diz Batistinha.

Cordeandor de Pesca Rogério Coriolano explica que os pescadores do município estão já fornecendo para o PAA, mas isso só foi possível depois da organização do Grupo.

Os técnicos que participaram da reunião Leila Santos e Antônio Sousa explicaram que vários são os recursos empregados para a área agropecuária no País, mas falta fazer esse trabalho de base, fundamental para que os projetos dêem certo. ?Dinheiro tem, mas já foram vários investimento sem retorno, tem recursos mas não tem produção ou melhor organização, temos os exemplo do PAA (Programa de Aquisição de Alimento) que compra a produção dos agricultores, sem que eles precisem dos atravessadores, mas não temos a organização das comunidades para esse fornecimento, acho que o caminho é esse trabalhar a base, a organização?, explica Leila Santos.

Entre os potenciais agrícolas apontado na região está a produção de caju, coco babaçu, jaborandi, criações de bovinos e ovinos, a pesca, entre outros. Uma das primeiras ações é fazer um trabalho de identificação e mapeamento desses potenciais. Para o Secretário de Agricultura, Irmão Pimba, um outro problema precisa ser trabalhado, a motivação desses produtores ?eles estão desmotivados e é preciso ser feito esse trabalho de motivação, por isso nós mesmos vamos sair fazendo um trabalho de formiguinhas e conversando com eles nas comunidades e através de reuniões com técnicos para que eles acreditem neles mesmo?, afirma



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES