Professores passam por formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professores passam por formação pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Professores passam por capacitação | Lucas Brito
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (17) na colônia de pescadores Z-12 de Luzilândia a III etapa de formação dos educadores que atuam no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, um programa do Governo Federal que visa à alfabetização de todas as crianças no máximo até os 8 anos de idade.

O processo de formação dos participantes da oficina teve como coordenadora a professora Jucelene dos Santos Sousa e como orientadores Annatalia da Rocha Lopes, Francilene Vieira Sousa, Ludimila Negreiro Castelo Branco, Valdeci Luís Brito. Os orientadores repassaram informações sobre a temática ?Lúdico na alfabetização e ludicidade em sala de aula?.

A temática ?Gêneros Textuais como suporte para alfabetizar letrando? também foi debatida com os formandos, juntamente com o direito de aprendizagens em matemática, ciências e geografia de uma maneira mais lúdica e dinâmica.

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Luzilândia. Como coordenadoras do ciclo estão as professora Martiliana Araújo Soares e Ednávia Rodrigues.

Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

De acordo com a professora Cláudia, cerca de 9% das crianças até 8 anos de idade do Espírito Santo não estão alfabetizadas, número que acompanha a média nacional brasileira. Ela enfatiza que se trata de um índice preocupante: ?Atualmente, convivemos com o fracasso escolar, as escolas estão produzindo semianalfabetos ou não alfabetizados?, explicou Cláudia.

Segundo Cláudia, o Pacto auxilia os professores, oferecendo-lhes, por meio da formação, novos métodos para alcançarem o sucesso escolar dos alunos. Para a professora, o Programa tem como diferencial a oferta de bolsas para os orientadores de estudo e para os professores alfabetizadores participantes.

Saiba mais sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: http://pacto.mec.gov.br/



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES