MASSAPÊ: Prefeitura promove campanha de mobilização contra a dengue

MASSAPÊ: Prefeitura promove campanha de mobilização contra a dengue

Massapê mobiliza população contra o Aedes Aegypti | Roberto Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, através da Secretaria de Saúde promoveu nesta manhã de quarta-feira (7), uma caminhada de mobilização em Combate à dengue e à chikungunya.

A caminhada teve inicio na UBAS – Unidade Básica de Saúde até o centro da cidade, com a presença do Prefeito Chico Carvalho, primeira dama Veronica Cavalcanti, Secretária de Saúde, Maria Lúcia, profissionais de Saúde, Agente de Endemias e Agente Comunitários de Saúde.

O objetivo é chamar atenção para as duas doenças, transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes Aegypti, e incentivar a população a reforçar medidas de prevenção, que envolvem a eliminação de possíveis focos do inseto.

Na abertura do evento a Secretária de Saúde, Maria Lúcia, informou que as ações faz parte de um plano emergencial mobilizado pelo governo federal e o município de Massapê também aderiu ao plano no combate a dengue, para que o município não venha a registrar nenhum caso da doença.

Durante a mobilização foram divididos em três grupos de trabalho pelas ruas da cidade para acabar com os focos do mosquito da dengue. Estão acontecendo diversas ações como visitas educativa de casa, em casa, carro de som com mensagens de conscientização, agentes de endemias nas ruas e nas casas, entre outras ações que visam liquidar o Aedes aegypti de diagnóstico no município.

A ideia é chamar as famílias para se comprometerem também com a causa, visto que as estatísticas comprovam que 80% dos focos do mosquito estão nas residências.

O prefeito Francisco Epifanio Carvalho Reis (PP), ressaltou a importância das ações em torno do combate ao mosquito da dengue, é uma mobilização nacional e em nosso município não poderíamos deixar de fazer nossa parte, o Brasil está em emergência no combate ao mosquito, agradecemos aos Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde que estão a frente das ações e também o comitê de combate a dengue criado na Secretaria de Saúde, é nossa missão sermos vitorioso nessa guerra temos que vencer o mosquito, conclamas a população que todos emanados sejam vigilante da saúde e do seu território para que possamos tornar imune dessa doença, pedimos a todos que recebam nossos profissionais nas suas residências para juntos podermos ter êxito nessa luta, finaliza.

A enfermeira Rosa Andrea, informa que samos responsáveis em combater o mosquito causador dessas doenças, umas das doenças bastantes grave e microcefalia, que ocorre nas mulheres quando estiver gravidas de até três meses, que pode ser infectada e repassada para criança, e pode nascer com problemas cranianos sem se desenvolver e pode ser uma criança dependente pelo resto da sua vida, por isso é que estamos hoje aqui reunidos para evitar que a doença chega até as famílias, todos estão correndo o risco da doença, informou.

No mesmo dia o prefeito Chico Carvalho e equipe de mobilização foi à rádio do município que também mantém parceria no combate a proliferação do mosquito, em entrevista foi levado ao ar para todo território do município o conhecimento das ações a população para os cuidados necessários para evitar a doença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES