MASSAPÊ: Prefeitura promove festa dos Reis com apresentação cultural do Grupo de Reisado

MASSAPÊ: Prefeitura promove festa dos Reis com apresentação cultural do Grupo de Reisado

Multidão comparece a festa dos reis em Massapê | Roberto Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O grupo de reisado os Três Reis do Oriente do município de Massapê do Piauí se apresentou nesta noite (05) na Praça Matias Costa em Massapê do Piauí, numa apresentação cultural de comemoração ao dia de Reis que é comemorado no dia 06 de janeiro de cada ano.

O Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos e sanfoneiro do município, uma tradição cultural gerada dos colonizadores portugueses, que ainda conservam até hoje, embora às vezes esquecida no mundo contemporâneo, o grupo Santo Rei do Oriente é bem antigo e já se apresentou por todo município e nos município vizinhos.

A administração municipal promoveu o evento com o objetivo principal de fomentar as manifestações culturais do município e comemorar o dia de Reis, que na tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo, o folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil por esses povos na época da colonização.

É a segunda vez que o grupo de reisado se apresenta na Praça Pública da cidade, em discurso o secretário de Turismo e Cultura professor Osmar Sousa ressaltou que o evento tem o principal objetivo resgatar essa cultura das antigas que aos poucos está desaparecendo de nosso meio e a prefeitura através da secretaria de turismo e cultura tem apoiado essa cultura para que ela prevaleça viva em nosso município, se sentimos realizado com a realização da festa cultural dos reis, disse Osmar.

A população compareceu e lotou a Praça pública da cidade para prestigiar a festa dos reis a apresentação dos artistas da cultura popular do município de Massapê do Piauí.

O grupo de reisado é formado por pessoas do município e tem como idealizador o veterano Florentino, juntamente com Heleno de Quinor, Flávio de Alvino, Reis de Mariquinha, Oliveira Alves e outros.

O prefeito Chico Carvalho prestigia o evento com a presença da vice Luiza Cecília, secretários, Osmar Sousa, Verônica Cavalcante, Antônio Filho, Austriberto Carvalho, Roberto Carvalho, Rivaldo Carvalho, Reinaldo Carvalho e público local, a festa foi animada com Sanfoneiro Chiquinho do Acordeon, o melhor forró pé de serra.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES